Cogumelo reduz risco de perda de memória, segundo estudo

Alimento também pode inibir a produção de proteínas tóxicas cuja superacumulação no cérebro coincide com o desenvolvimento da doença de Alzheimer

Por: Redação | Comunicar erro
cogumelos
Crédito: istockParticipantes do estudo foram acompanhados por durante 6 anos

Cogumelos contêm uma grande quantidade de fibras, antioxidantes e proteínas, bem como vitaminas e minerais. Agora o que os pesquisadores descobriram é que eles também ajudam a reduzir o risco de perda de memória.

O  estudo foi realizado pela Universidade Nacional de Cingapura e usou dados de 663 chineses com mais de 60 anos que tiveram a alimentação e o estilo de vida acompanhados entre 2011 e 2017.

Os pesquisadores observaram que pessoas que consumiam porções de cogumelos duas vezes por semana apresentavam um risco 50% menor de comprometimento cognitivo leve, que muitas vezes precede a doença de Alzheimer. E também constataram que, quanto mais cogumelos as pessoas comiam, melhor era o desempenho delas em testes de raciocínio e processamento.

cogumelos temperados
Crédito: rudisill/istockPesquisadores indicam o consumo de pelo menos duas vezes na semana

Os participantes consumiam diferentes tipos de cogumelo. Entre eles shitake, cogumelo-ostra (também conhecido como shimeji-preto), champignon, enoki e portobello.

Os pesquisadores salientam ainda que cogumelos são  um dos alimentos mais ricos em ergotioneína, um antioxidante e anti-inflamatório único que os humanos não conseguem sintetizar sozinhos, mas que podem ser obtidos a partir de fontes alimentares, sendo cogumelos uma das principais.

Cogumelos também contêm importantes nutrientes e minerais, além de ser rico em vitamina D, selênio e espermidina, substâncias que também protegem neurônios.

Também foi notado que substâncias derivadas de cogumelos podem inibir a produção de proteínas tóxicas cuja superacumulação no cérebro coincide com o desenvolvimento da doença de Alzheimer e outras formas de demência.

Apesar da descoberta, os autores do estudo ainda dizem que é cedo para determinar se há uma relação causal entre cogumelos e melhor desempenho cerebral e que estudos mais aprofundados são necessários.

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …