Cogumelo reduz risco de perda de memória, segundo estudo

Alimento também pode inibir a produção de proteínas tóxicas cuja superacumulação no cérebro coincide com o desenvolvimento da doença de Alzheimer

Por: Redação | Comunicar erro
cogumelos
Crédito: istockParticipantes do estudo foram acompanhados por durante 6 anos

Cogumelos contêm uma grande quantidade de fibras, antioxidantes e proteínas, bem como vitaminas e minerais. Agora o que os pesquisadores descobriram é que eles também ajudam a reduzir o risco de perda de memória.

O  estudo foi realizado pela Universidade Nacional de Cingapura e usou dados de 663 chineses com mais de 60 anos que tiveram a alimentação e o estilo de vida acompanhados entre 2011 e 2017.

Os pesquisadores observaram que pessoas que consumiam porções de cogumelos duas vezes por semana apresentavam um risco 50% menor de comprometimento cognitivo leve, que muitas vezes precede a doença de Alzheimer. E também constataram que, quanto mais cogumelos as pessoas comiam, melhor era o desempenho delas em testes de raciocínio e processamento.

cogumelos temperados
Crédito: rudisill/istockPesquisadores indicam o consumo de pelo menos duas vezes na semana

Os participantes consumiam diferentes tipos de cogumelo. Entre eles shitake, cogumelo-ostra (também conhecido como shimeji-preto), champignon, enoki e portobello.

Os pesquisadores salientam ainda que cogumelos são  um dos alimentos mais ricos em ergotioneína, um antioxidante e anti-inflamatório único que os humanos não conseguem sintetizar sozinhos, mas que podem ser obtidos a partir de fontes alimentares, sendo cogumelos uma das principais.

Cogumelos também contêm importantes nutrientes e minerais, além de ser rico em vitamina D, selênio e espermidina, substâncias que também protegem neurônios.

Também foi notado que substâncias derivadas de cogumelos podem inibir a produção de proteínas tóxicas cuja superacumulação no cérebro coincide com o desenvolvimento da doença de Alzheimer e outras formas de demência.

Apesar da descoberta, os autores do estudo ainda dizem que é cedo para determinar se há uma relação causal entre cogumelos e melhor desempenho cerebral e que estudos mais aprofundados são necessários.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:00
Netflix: filmes e séries sobre sexo de uma forma bem divertida
O assunto de hoje é sexo, sendo tratado de forma leve para aprender e se divertir, através de filmes e …
2
03:45
Netflix: Os melhores filmes para você entender a depressão
Indicamos aqui dois filmes que falam sobre como lidar com as emoções e com a depressão: "Divertida Mente", animação de …
3
03:16
Whindersson Nunes dá lição ao falar sobre cirurgia no ânus
Whindersson Nunes voltou a ser assunto nas redes sociais. Desta vez, o motivo foi a cirurgia de emergência que realizou …
4
02:41
Ótimos filmes gratuitos ensinam a lidar com obesidade infantil
Obesidade infantil é uma doença séria. Hoje temos duas dicas de filmes sobre o tema : "Muito Além do Peso” e …
5
02:31
Saiba o que é e como se proteger da tuberculose
Uma reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra um salto nos casos de tuberculose no Brasil.  Só …
6
04:30
As descobertas médicas que surpreendem o mundo
“As Melhores Surpresas do Mundo” é o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. ——————————————————– DIREÇÃO: …
7
04:46
Os perigos do movimento antivacina
O político italiano e ativista antivacina, Massimiliano Fedriga, foi internado para se tratar de uma catapora. Seria engraçado, senão fosse …
8
02:44
O cachorro médico que ajuda crianças com câncer
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …