Cogumelo reduz risco de perda de memória, segundo estudo

Alimento também pode inibir a produção de proteínas tóxicas cuja superacumulação no cérebro coincide com o desenvolvimento da doença de Alzheimer

Por: Redação | Comunicar erro
cogumelos
Crédito: istockParticipantes do estudo foram acompanhados por durante 6 anos

Cogumelos contêm uma grande quantidade de fibras, antioxidantes e proteínas, bem como vitaminas e minerais. Agora o que os pesquisadores descobriram é que eles também ajudam a reduzir o risco de perda de memória.

O  estudo foi realizado pela Universidade Nacional de Cingapura e usou dados de 663 chineses com mais de 60 anos que tiveram a alimentação e o estilo de vida acompanhados entre 2011 e 2017.

Os pesquisadores observaram que pessoas que consumiam porções de cogumelos duas vezes por semana apresentavam um risco 50% menor de comprometimento cognitivo leve, que muitas vezes precede a doença de Alzheimer. E também constataram que, quanto mais cogumelos as pessoas comiam, melhor era o desempenho delas em testes de raciocínio e processamento.

cogumelos temperados
Crédito: rudisill/istockPesquisadores indicam o consumo de pelo menos duas vezes na semana

Os participantes consumiam diferentes tipos de cogumelo. Entre eles shitake, cogumelo-ostra (também conhecido como shimeji-preto), champignon, enoki e portobello.

Os pesquisadores salientam ainda que cogumelos são  um dos alimentos mais ricos em ergotioneína, um antioxidante e anti-inflamatório único que os humanos não conseguem sintetizar sozinhos, mas que podem ser obtidos a partir de fontes alimentares, sendo cogumelos uma das principais.

Cogumelos também contêm importantes nutrientes e minerais, além de ser rico em vitamina D, selênio e espermidina, substâncias que também protegem neurônios.

Também foi notado que substâncias derivadas de cogumelos podem inibir a produção de proteínas tóxicas cuja superacumulação no cérebro coincide com o desenvolvimento da doença de Alzheimer e outras formas de demência.

Apesar da descoberta, os autores do estudo ainda dizem que é cedo para determinar se há uma relação causal entre cogumelos e melhor desempenho cerebral e que estudos mais aprofundados são necessários.

1 / 8
1
02:37
A primeira vez no ginecologista
A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra fala sobre a primeira consulta no ginecologista. Tem um momento exato para a primeira …
2
03:53
Decisão da Anvisa deve liberar a maconha medicinal no país
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou duas propostas que podem liberar a maconha para fins medicinais e científicos …
3
02:51
O que é o projeto Cuide-se
Em parceria com a ONG Horas da Vida, o Catraca Livre produz vídeos com especialistas para dar dicas de saúde. No …
4
02:18
Vacina contra a gripe é liberada para toda a população
O Ministério da Saúde estendeu a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população enquanto durarem estoques dos …
5
05:00
Quais os sintomas que a maconha pode trazer?
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os sintomas que o uso de …
6
03:19
Natureza contra a depressão
A depressão é uma das doenças mais comuns do mundo moderno em grandes cidades e a falta de contato com …
7
02:42
Reconheça facilmente os níveis da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os principais sinais da ansiedade. Esse vídeo …
8
03:20
Saiba o que é a doença “Pescoço de Texto”
Juliana Santos, Terapeuta Manual de dores crônicas e agudas fala sobre a doença de Pescoço de Texto. Esse vídeo faz parte …