CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Como curtir o Carnaval feliz com o seu corpo

Comer pouco nos dias de folia para ficar "de bem" com o corpo compromete a diversão e coloca a saúde em risco

Por: Marcela Kotait

Marchinhas, confetes e serpetinas invadiram muitas cidades brasileiras neste último final de semana. O chamado “pré-Carnaval” começou anunciando que o próximo feriado será de muita folia. Mas, para muitas pessoas, o Carnaval também traz preocupação extra com a forma física, levando à adoção de dietas malucas para atingir uma rápida perda de peso.

Os riscos que as dietas restritivas trazem são muitos. Dietas hipocalóricas – aquelas com baixíssimo aporte enérgico, e comuns nesse período de Carnaval – são perigosas e podem fazer com que o bloco passe e você fique sem condições de acompanhá-lo. Seguir esse tipo de dieta tende a resultar em desânimo, indisposição, falta de energia e até causar a prejuízos clínicos.

prato de salada na mesa com fita métrica ao lado
Crédito: Happy_lark/istockComer pouco nos dias de folia compromete a diversão e coloca a saúde em risco

É importante lembrar que não existem transformações corporais milagrosas em uma semana. A grande maioria das pessoas que perde peso adotando regimes restritivos recupera tudo ou mais em pouco tempo. Ou seja, além de essa estratégia tender a não durar até a quarta-feira de cinzas, ela tem o poder de causar sérios prejuízos para você.

Por isso, ao invés de correr esses riscos e ficar sem diversão, a saída está longe de ficar sem comer, ou comer muito pouco. Ao contrário, nos dias de festa, alimente-se com comidas leves, sem restringir nenhum grupo alimentar. E não esqueça da hidratação.

Aproveitar a folia depende apenas de você! Rasgue a fantasia, jogue confete, abuse do glitter, e, o mais importante, curta e respeite seu corpo na folia do jeito que ele é.

Texto escrito pela nutricionista Marcela Kotait.

Compartilhe:

1
Coronavírus: bancos de sangue de SP estão baixos e pedem doações
Desde o Carnaval os estoques de sangue de São Paulo operam em sinal de alerta e a situação ficou ainda …
2
Coronavírus: informações importantes para você não entrar em pânico
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. O termo pode assustar, mas …
3
OMS declara pandemia de coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Mais de 109 países foram …
4
Aprenda a lavar as mãos corretamente para se proteger do coronavírus
A epidemia do coronavírus põe o mundo em alerta. Para se proteger contra o vírus, entretanto, basta um método básico …
5
Coronavírus: Brasil está pronto para lidar com a doença, diz ministro
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um …
6
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
7
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
8
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …