Conheça as causas e sintomas da mordida cruzada

Distúrbio pode ser causado por razões genéticas ou fatores externos

A mordida cruzada é um distúrbio bucal relativamente comum e consiste no desencontro entre os dentes da arcada superior e os da arcada inferior. Em boa parte dos casos, ela é bem perceptível, principalmente quando os dentes de baixo se sobrepõem sobre os de cima, deixando o queixo com uma proeminência para frente.

De acordo com a dentista Rosane Menezes Faria, o problema pode passar despercebido, já que pode ser mascarado por dentes aparentemente alinhados, mas que se deslocam de maneira incorreta durante a mastigação.

Distúrbio pode ser causado por razões genéticas ou fatores externos
Créditos: Getty Images
Distúrbio pode ser causado por razões genéticas ou fatores externos

“Geralmente a mordida cruzada tem razões genéticas, mas também pode ser ocasionada por fatores externos, como o hábito de chupar o dedo ou chupeta, uso prolongado de mamadeiras, perda precoce de dentes, entre outros”, diz Rosane.

A mordida cruzada atrapalha o correto crescimento dos ossos da face, o que reflete no desenvolvimento fonoaudiólogo, mastigação e respiração da criança.

Na vida adulta, o desalinhamento pode trazer problemas como o bruxismo, fratura e perda de dentes, retração gengival e comprometimento das articulações da boca.

Tratamento

Se o problema bucal tiver causas genéticas, a solução é utilizar aparelhos específicos que estimulam o crescimento da maxila para que ela se ajuste corretamente à arcada inferior.

Esses aparelhos não causam dor e trabalham com o objetivo de estimular o sistema nervoso central a remodelar as estruturas ósseas, musculares e articulares da boca”, diz a especialista da Odonto Empresas.

Se a diferença entre os arcos das duas arcadas for muito grande, o tratamento é cirúrgico, no entanto, ela só pode acontecer na fase adulta.

O ideal é que a mordida cruzada seja diagnosticada ainda na infância. Assim, fica mais simples de corrigir o desalinhamento e evitar problemas futuros.