Últimas notícias:

Loading...

Convênios são obrigados a cobrir teste sorológico de covid-19, decide ANS

A regra, no entanto, se restringe a cobertura a pacientes sintomáticos após o oitavo dia do aparecimento de sintomas

Por: Redação
Ouça este conteúdo

ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) decidiu nesta quinta-feira, 13, que os planos de saúde são obrigados a cobrir exames sorológicos –conhecidos como testes rápidos– para o novo coronavírus. A norma tem efeito imediato a partir da publicação no Diário Oficial da União.

O teste sorológico detecta a presença dos anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue do paciente, produzidos pelo organismo após exposição à covid-19.

teste sorológico
Crédito: Bruno Concha/SecomTeste sorológico detecta a presença dos anticorpos no sangue após exposição ao vírus

A regra aprovada na reunião da Diretoria Colegiada da agência, no entanto, se restringe a cobertura a pacientes sintomáticos após o oitavo dia do aparecimento de sintomas.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Em julho, a ANS conseguiu derrubar na Justiça decisão liminar que obrigava os planos a oferecerem os testes. Na ocasião, a agência argumentou que não é possível fazer uso de testes, de forma paulatina e segura, como auxílio no mapeamento de pessoas infectadas.

Desde março, no início da pandemia, os planos de saúde são obrigados a cobrir outros testes para diagnóstico da covid-19, como o RT-PCR, que identifica o material genético do vírus em amostras de mucosa do nariz e da garganta.

Compartilhe: