Cuidar da barba também é questão de saúde, veja as melhores dicas.

Entenda como cuidar da saúde da sua barba com profissionais qualificados.

A barba é, em um primeiro momento, algo que ajuda o homem na aparência tornando-o mais atrativo e de bem consigo mesmo. Muitos homens estão aderindo a esse estilo e estão cada vez mais atentos a essa tendência que cresce mundo afora, independentemente da classe econômica ou do grupo ao qual a pessoa pertence. Porém, para ostentar uma bela barba não basta apenas ir ao barbeiro e cuidar dela no dia a dia, porque existe muita coisa envolvida no processo e é preciso dar muita atenção aos detalhes.

Dessa forma, a saúde da barba é um fator que precisa ser levado em conta, sem nenhuma negligência. Como em tudo que está relacionado ao corpo e à mente, a qualidade de vida deve ser considerada antes de qualquer outra coisa. Por isso, nesse artigo vamos destacar alguns pontos importantes para que tudo esteja perfeito quando se trata da sua beleza.

É preciso levar em conta tudo isso e prestar atenção nas dicas relacionadas aos cuidados com a saúde da barba. Pele irritada, fios desproporcionais e crescimento dos pelos são algumas das questões que precisam ser levadas em conta quando o assunto for a beleza do homem do século 21.

Cuidar da barba também é questão de saúde.
Créditos: gilaxia
Cuidar da barba também é questão de saúde.

Crescimento

São vários os fatores relacionados ao crescimento da barba. Dentre eles, a genética é o que definirá se os fios serão mais crespos, grossos ou até mesmo lisos, além de identificar se a sua barba será mais rala, com falhas ou mais densa. O tipo da sua pele também influencia no crescimento da sua barba.

Seja uma pele seca, oleosa ou ressecada, é preciso estar atento. No caso das peles ressecadas, os bulbos capilares sofrem com a falta de nutrientes. Em se tratando das peles oleosas, o aparecimento de acne, cravos e espinhas é mais propenso, e isso acaba atrapalhando no desenvolvimento dos fios da barba.

É preciso, sempre que sentir que algo não está bem em relação à pele, procurar um dermatologista. Quando a barba mostra algumas falhas ou sinais de irritação e descamação da pele, esse profissional é importante para a realização de uma avaliação e para ajudar a encontrar um tratamento correto.

Coceira

Dependendo de como aparece, a coceira na pele pode ser considerada até normal, principalmente quando a barba começa a crescer. O que não se deve fazer nesses casos é usar as unhas para aliviar a sensação incômoda, até porque isso pode complicar a situação encravando alguns pelos. A coceira desaparece normalmente em um período de até quatro semanas após o seu surgimento.

Higiene

A higiene da pele é algo fundamental quando se trata da saúde da barba. Além disso, é preciso levar em conta a limpeza dos fios, o que é fundamental para o crescimento saudável dos pelos.

O ideal é lavar a barba após as refeições e dar uma atenção maior quanto aos cuidados na hora do banho. Sempre é recomendada água fria para a higiene do rosto, além de esfregar bem os fios e a pele, o mesmo processo de tratamento feito em relação à higiene do couro cabeludo.

Após lavar, pode-se contar com a ajuda de um secador, no caso de barbas mais longas, até que se consiga retirar a umidade dos fios. É preciso levar em conta que deixar a barba úmida pode colaborar no surgimento de caspa. Se isso acontecer, a questão poderá ser controlada com a aplicação de xampu anticaspa na barba.

Pelos

Em relação ao crescimento dos pelos, a média é de meio milímetro a cada 24 horas. Por isso, é preciso observar a espessura e o comprimento dos fios para encontrar a definição perfeita quanto ao formato que deverá ser dado à barba em relação ao retoque. Para controlar os fios mais rebeldes, é recomendável pentear e escovar a barba com certa regularidade.

É preciso entender também que o crescimento da barba não tem por costume ser uniforme. Os pelos tendem a se projetar mais rápido nas laterais do rosto. Por isso, para que a boa aparência das barbas curtas seja mantida, é necessário apará-las dentro de um período médio de 15 dias. Em relação às barbas mais longas, o corte dura um período de três semanas até um mês.

Cuidados

Para cuidar da barba no dia a dia, sempre é recomendável procurar um profissional capacitado. Hoje existem muitos barbeiros treinados e preparados para cuidar da beleza do homem preocupado com um barbear perfeito. Alguns aplicativos facilitam o processo de buscar um barbeiro profissional com toda a comodidade possível.

É o caso do Booksy, que ajuda a localizar barbearias e outros profissionais próximos do usuário. Assim, não é preciso se deslocar para encontrar e agendar um horário, o que faz com que você possa aproveitar o seu tempo da melhor forma possível. No Booksy, é possível não só encontrar uma barbearia próxima, como também fazer todo o processo de agendamento de diversos outros serviços em poucos cliques.

Tudo é realizado com total segurança e garantia, tanto para os profissionais cadastrados no app, quanto para os usuários que buscam pelo melhor serviço disponível com total comodidade.