Descubra como aproveitar o trajeto até o trabalho para reduzir o estresse

Sabia que o que você faz durante o trajeto até o trabalho, seja a pé, de bicicleta, ônibus, metrô ou carro, é determinante para diminuir ou aumentar seu nível de estresse? É o que indica uma pesquisa realizada com 608 pessoas nos Estados Unidos e no Reino Unido, e publicada pela Escola de Negócios de Harvard, renomada universidade norte-americana.

Segundo o estudo, quem aproveita o tempo do deslocamento de casa até o trabalho para se planejar e traçar objetivos para o dia que está começando sente menos exaustão emocional. Geralmente, essas pessoas tendem a ter mais autocontrole e a tomar decisões de longo prazo.

iStock/gruizza
Planejar seu dia no caminho para o trabalho pode ajudar a reduzir seu estresse

Por outro lado, quem prefere ler um livro, ouvir música ou pensar na vida no caminho ao trabalho chega ao destino com um nível maior de estresse. São as pessoas que não resistem às tentações de curto prazo, de acordo com a pesquisa.

Apesar das descobertas, o estudo mostrou que é possível mudar de comportamento. O segundo grupo foi orientado a começar a planejar o dia de trabalho durante o deslocamento. Após um tempo, todos os participantes declararam que a mudança ajudou a reduzir os níveis de estresse e a aumentar a satisfação.

A pesquisa ainda indica que é possível obter benefícios ao planejar uma única tarefa para o dia, nem que seja por poucos minutos.

1 / 8
1
02:33
Sintomas que alertam sobre a sua saúde
Você sabe identificar sintomas que indicam doenças crônicas como a hipertensão ou diabetes? O Dr. João Paulo Nogueira, médico e fundador …
2
03:03
Sinais que indicam problemas na visão
Como saber se a saúde da sua visão vai bem? Existem sintomas que alertam sobre doenças na região ocular? O Dr. …
3
02:10
Brasil registra um salto nos casos de morte por dengue
Um relatório divulgado pelo Ministério da Saúde revela um salto nos casos de dengue no país. O levantamento compara os …
4
02:47
Lendas sobre a saúde infantil
A Dra. Ana Escobar, pediatra e embaixadora do Horas da vida, fala sobre as lendas que os pais acreditam sobre …
5
02:37
A primeira vez no ginecologista
A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra fala sobre a primeira consulta no ginecologista. Tem um momento exato para a primeira …
6
03:53
Decisão da Anvisa deve liberar a maconha medicinal no país
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou duas propostas que podem liberar a maconha para fins medicinais e científicos …
7
02:51
O que é o projeto Cuide-se
Em parceria com a ONG Horas da Vida, o Catraca Livre produz vídeos com especialistas para dar dicas de saúde. No …
8
02:18
Vacina contra a gripe é liberada para toda a população
O Ministério da Saúde estendeu a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população enquanto durarem estoques dos …