Descubra como aproveitar o trajeto até o trabalho para reduzir o estresse

Sabia que o que você faz durante o trajeto até o trabalho, seja a pé, de bicicleta, ônibus, metrô ou carro, é determinante para diminuir ou aumentar seu nível de estresse? É o que indica uma pesquisa realizada com 608 pessoas nos Estados Unidos e no Reino Unido, e publicada pela Escola de Negócios de Harvard, renomada universidade norte-americana.

Segundo o estudo, quem aproveita o tempo do deslocamento de casa até o trabalho para se planejar e traçar objetivos para o dia que está começando sente menos exaustão emocional. Geralmente, essas pessoas tendem a ter mais autocontrole e a tomar decisões de longo prazo.

iStock/gruizza
Planejar seu dia no caminho para o trabalho pode ajudar a reduzir seu estresse

Por outro lado, quem prefere ler um livro, ouvir música ou pensar na vida no caminho ao trabalho chega ao destino com um nível maior de estresse. São as pessoas que não resistem às tentações de curto prazo, de acordo com a pesquisa.

Apesar das descobertas, o estudo mostrou que é possível mudar de comportamento. O segundo grupo foi orientado a começar a planejar o dia de trabalho durante o deslocamento. Após um tempo, todos os participantes declararam que a mudança ajudou a reduzir os níveis de estresse e a aumentar a satisfação.

A pesquisa ainda indica que é possível obter benefícios ao planejar uma única tarefa para o dia, nem que seja por poucos minutos.

Compartilhe: