Divorciados são mais propensos a ter ataque cardíaco, diz estudo
Pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, concluíram que o divórcio pode causar, além das dores de cabeça e brigas constantes, maior chance de ataque cardíaco. O estudo, publicado na revista “Circulation”, mostrou que pessoas divorciadas são mais propensas a ter um ataque do coração. As informações são do site O Globo.
De acordo com a pesquisa, o divórcio pode aumentar o risco de ataque cardíaco em 24% nas mulheres e 10% nos homens, para aqueles que passaram por uma única separação. Já nos casos de vários divórcios, a chance sobe para 77% nas mulheres e 30% nos homens.
O estudo analisou 15.827 pessoas, entre 1992 e 2010, e chegou à conclusão de que o aumento do risco de ataque cardíaco nesse grupo está relacionado ao estresse crônico causado pela separação. Após algum tempo, isso pode gerar impactos negativos à saúde.
- Câncer de pâncreas: conheça os fatores de risco e os sintomas iniciais
- Colesterol bom: como aumentar o HDL com hábitos simples e saudáveis
- Pressão alta: como identificar os sintomas e agir rapidamente
- Inverno em Nova York: programa oferece promoções em 800 atrações
Os cientistas mostram, ainda, que quando os divorciados se casam novamente, a redução do risco é pequena nas mulheres, mas, nos homens, o quadro é revertido. Eles afirmam que a separação traz uma carga psicológica maior para as mulheres e, para minimizar esses efeitos, é preciso ter ao apoio de amigos e familiares.