Doença misteriosa em dezenas de diplomatas em Viena é investigada
Funcionários relataram uma variedade de sintomas e sensações físicas sem explicações
A Embaixada americana em Viena está investigando uma doença misteriosa em pelo menos 20 diplomatas e funcionários administrativos. Eles relatam tontura, perda de equilíbrio, perda auditiva e ansiedade até algo que eles descreveram como “névoa cognitiva”.
Os sintomas são semelhantes à Síndrome de Havana – uma doença cerebral sem explicações. A doença foi relatada pela primeira vez em Cuba em 2016 e 2017, e desde então existe um esforço para compreendê-la.
Os primeiros casos relatos em Cuba falavam em “fenômenos audíveis e / ou sensoriais direcionais de origem obscura”. Os indivíduos afetados pareciam ter sofrido lesões em redes cerebrais generalizadas “sem um histórico associado de traumatismo craniano”.
- Câncer de pâncreas: conheça os fatores de risco e os sintomas iniciais
- Colesterol bom: como aumentar o HDL com hábitos simples e saudáveis
- Pressão alta: como identificar os sintomas e agir rapidamente
- Inverno em Nova York: programa oferece promoções em 800 atrações
Acredita-se que a doença possa ser causada por radiação de micro-ondas direcionada, embora outras causas não são completamente descartadas.
Os funcionários da Embaixada que tiveram os sintomas foram levados aos EUA para receber tratamento. Casos da doença foram relatados em outras partes do mundo, mas as autoridades americanas dizem que os números em Viena são maiores do que em qualquer outra cidade, além de Havana.