Estudo relata ligações entre tipos sanguíneos e risco de doenças

Pesquisadores avaliaram os dados de 5 milhões de pessoas e investigaram a ligação do tipo sanguíneo delas com mais de mil doenças

Cientistas do Karolinska Institutet, da Suécia, descobriram a que chance de ter certos problemas de saúde pode estar associada aos tipos sanguíneos.

O estudo publicado na revista científica eLife analisou os dados de mais de 5 milhões de pessoas e observou que certos problemas podem surgir com mais frequência de acordo com o tipo sanguíneo da pessoa.

 Tipo sanguíneo está ligado com o risco elevado de doenças
Créditos: Bet_Noire/istock
 Tipo sanguíneo está ligado com o risco elevado de doenças

A análise confirmou conexões previamente identificadas entre sangue tipo A e o risco maior de coágulos sanguíneos e sangramento, quando comparadas a pessoas com sangue O.

Por outro lado, quem tem sangue tipo O apresenta maior probabilidade de sofrer algum distúrbio hemorrágico.

Os pesquisadores também fizeram uma conexão entre pedras nos rins e ter sangue tipo B. Além disso, os cientistas descobriram que mulheres com sangue O+ têm mais chances de apresentar hipertensão induzida pela gravidez.

De acordo com o principal autor do estudo, Torsten Dahlén, foi usada “uma abordagem imparcial para investigar a ligação entre os tipos de sangue ABO e os grupos RhD [positivo ou negativo] e mais de 1.000 doenças”.

Os autores afirmam que mais estudos são necessários para confirmar os resultados e determinar como diferentes tipos ou grupos sanguíneos podem aumentar o risco de certas doenças, ou se existem explicações alternativas para essas relações.

“Nossas descobertas destacam relações novas e interessantes entre condições como cálculos renais e hipertensão induzida pela gravidez e tipo ou grupo sanguíneo”, conclui um dos autores do artigo, o médico Gustaf Edgren, professor associado de epidemiologia do Karolinska Institutet.

Segundo o professor os achados estabelecem as bases para estudos futuros para identificar os mecanismos por trás do desenvolvimento de doenças, ou para investigar novas maneiras de identificar e tratar indivíduos com certas condições.