Últimas notícias:

Loading...

Europa tem morte de criança que tratava forma aguda de hepatite

O caso está ligado a um tipo de hepatite de origem desconhecida que já foi relatado em pelo menos 20 países

Por: Redação

Uma criança irlandesa que estava em tratamento no hospital contra a forma aguda de hepatite morreu, segundo informaram as autoridades de saúde do país. Uma segunda criança recebeu um transplante de fígado e se recupera.

Ambos os casos estão ligados a um tipo de hepatite de origem desconhecida que está sendo relatado em várias partes do mundo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há pelo menos menos 348 prováveis casos da doença em 20 países.

médico hospital
Crédito: Image Source/istockIrlanda informa morte de criança que tratava hepatite aguda

O Reino Unido foi o primeiro país a notificar os casos no início de abril. Chamava atenção o fato de hepatite aguda não ser comum em crianças previamente saudáveis, como vinha acontecendo.

A hepatite é uma inflamação do tecido do fígado e existem vários tipos diferentes da doença, incluindo hepatite A, B, C, D e E. No entanto, esta forma aguda de hepatite é de origem desconhecida, já que nenhum caso até agora deu positivo para os vírus típicos da doença.

Qual a possível explicação para o surto?

A hipótese mais forte até agora é que os casos possam estar ligados ao adenovírus do tipo 41, comumente associado a resfriados, mas que também pode causar pneumonia, diarreia e conjuntivite.

adenovírus
Crédito: Wildpixel/istockUma mutação do adenovírus é uma das principais suspeitas de estar causando o surto de hepatite

Esse vírus, segundo a OMS, foi detectado em pelo menos 74 crianças com a doença. Mas há muitas outras linhas de investigação, incluindo a infecção por coronavírus, que não foram descartadas. Veja outras teorias para o surto de hepatite aqui.

Sintomas

A maioria das crianças com a doença tem menos de cinco anos. Os primeiros sintomas geralmente incluem diarreia seguida de icterícia.

Outro sintoma importante de hepatite aguda é a dor intensa quando o abdômen é tocado. Essa sensibilidade é sentida na parte superior direita, que é onde o fígado está localizado.

De acordo com a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA), os sintomas de inflamação no fígado mais observados em crianças até agora foram:

Icterícia (71%)
Vômitos (63%)
Fezes pálidas (50%)
Diarreia (45%)
Náusea (31%)
Dor abdominal (42%)
Letargia (cansaço) (50%)
Febre (31%)
Sintomas respiratórios (19%)

Compartilhe:

Tags: #Doença