Exames descartam coronavírus em repatriados da China

Continuidade ou não da quarentena ainda não foi anunciada

Por: Redação

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira, 11, que os exames de todos os brasileiros que estão em quarentena em Anápolis, Goiás, deram negativo para o novo coronavírus. Os repatriados chegaram ao Brasil, no domingo, vindos de Wuhan, na China, epicentro do surto.

Os profissionais de saúde e os tripulantes que estiveram em contato com os repatriados também testaram negativo para o vírus. Agora, segundo a pasta, caberá ao Ministério da Defesa se a quarentena irá continuar ou não.

avião no solo
Crédito: Marcelo Camargo/Agência BrasilRepatriados chegaram ao Brasil no domingo

Casos suspeitos no Brasil

O Brasil ainda não tem nenhum caso confirmado até o momento. O Ministério da Saúde informou que 8 pessoas estão sendo acompanhadas e são consideradas casos suspeitos. Desde o início do monitoramento, 33 suspeitas foram descartadas.

Como acontece a transmissão?

O novo coronavírus faz parte de uma ampla família de vírus que pode causar desde um resfriado comum até problemas respiratórios que levam à morte.

ilustração mostra coronavírus no microscópio
Crédito: Naeblys/istockO novo coronavírus ataca o sistema respiratório e pode levar à morte

O Covid-19, como foi rebatizado o vírus, é transmitido pelas secreções respiratórias. Quando o indivíduo fala ou espirra, ele expele gotículas que contêm o coronavírus que podem passar para outras pessoas. O potencial de doenças respiratórias é muito grande porque a transmissão acontece pelo ar.

Como é definido um caso suspeito do novo coronavírus?

Um caso suspeito é definido quando o paciente possuir o critério clínico de febre acompanhada de sintomas respiratórios e atender uma das três situações: ter viajado nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas para a China ou ter tido contato próximo com um caso suspeito ou confirmado.

Saiba mais detalhes sobre a transmissibilidade do vírus, os sintomas e as formas de prevenção no link abaixo.

Compartilhe: