Exames descartam coronavírus em repatriados da China

Continuidade ou não da quarentena ainda não foi anunciada

Por: Redação

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira, 11, que os exames de todos os brasileiros que estão em quarentena em Anápolis, Goiás, deram negativo para o novo coronavírus. Os repatriados chegaram ao Brasil, no domingo, vindos de Wuhan, na China, epicentro do surto.

Os profissionais de saúde e os tripulantes que estiveram em contato com os repatriados também testaram negativo para o vírus. Agora, segundo a pasta, caberá ao Ministério da Defesa se a quarentena irá continuar ou não.

avião no solo
Crédito: Marcelo Camargo/Agência BrasilRepatriados chegaram ao Brasil no domingo

Casos suspeitos no Brasil

O Brasil ainda não tem nenhum caso confirmado até o momento. O Ministério da Saúde informou que 8 pessoas estão sendo acompanhadas e são consideradas casos suspeitos. Desde o início do monitoramento, 33 suspeitas foram descartadas.

Como acontece a transmissão?

O novo coronavírus faz parte de uma ampla família de vírus que pode causar desde um resfriado comum até problemas respiratórios que levam à morte.

ilustração mostra coronavírus no microscópio
Crédito: Naeblys/istockO novo coronavírus ataca o sistema respiratório e pode levar à morte

O Covid-19, como foi rebatizado o vírus, é transmitido pelas secreções respiratórias. Quando o indivíduo fala ou espirra, ele expele gotículas que contêm o coronavírus que podem passar para outras pessoas. O potencial de doenças respiratórias é muito grande porque a transmissão acontece pelo ar.

Como é definido um caso suspeito do novo coronavírus?

Um caso suspeito é definido quando o paciente possuir o critério clínico de febre acompanhada de sintomas respiratórios e atender uma das três situações: ter viajado nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas para a China ou ter tido contato próximo com um caso suspeito ou confirmado.

Saiba mais detalhes sobre a transmissibilidade do vírus, os sintomas e as formas de prevenção no link abaixo.


Imagem Carnaval Sem Assedio

Compartilhe:

1
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
2
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
3
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
4
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
5
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
6
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose.Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
7
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores.Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
8
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo?Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …