Febre amarela: Brasil confirma mais de mil casos da doença

Vacinação foi ampliada para todo o território nacional

Ministério da Saúde atualizou para 1.098 o número de casos de febre amarela no país, sendo que 340 pessoas morreram por conta da doença. Ao todo, foram notificados 4.102 casos suspeitos, sendo 2.150 descartados e 854 ainda estão em investigação. Os números são referentes ao período de 1º de julho de 2017 a 20 de março de 2018.

O aumento do número de casos em comparação com o mesmo período de 2016/2017 deve-se ao fato do vírus da febre amarela estar circulando em regiões metropolitanas com mais contingente populacional, atingindo 34,8 milhões de pessoas que moram em áreas que nunca tiveram recomendação de vacina.

Ampliação da vacina

Na última terça-feira, o governo anunciou ampliação da vacina de febre amarela para todo o país. A estratégia de vacinação será feita de forma gradativa, iniciando este ano e sendo concluída até abril de 2019.

A medida é preventiva em caso de um aumento na área de circulação do vírus. A expectativa é vacinar 77,5 milhões de pessoas, nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia são os primeiros a estenderem a vacinação a todos os municípios.

Para se vacinar, basta procurar uma unidade de saúde de sua região com um documento com foto ou o cartão do SUS.

Leia também: