Febre amarela: São Paulo amplia vacinação para todas as UBSs

O objetivo é atingir os 50% da meta restante

A partir desta segunda-feira, 19, todas as 466 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de São Paulo disponibilizam doses fracionadas da vacina contra a febre amarela. Antes, as doses eram limitadas a postos de saúde das áreas de risco.

Vacinação ocorre em todas as UBSs da capital paulista
Créditos: Rovena Rosa/Agência Brasil
Vacinação ocorre em todas as UBSs da capital paulista

A vacinação vai abranger 96 distritos da capital até o dia 30 de maio. O objetivo é imunizar os 50% restante da meta de pessoas vacinadas.

“Não há motivo para pânico ou formação de filas de madrugada, pois a dose estará disponível para todos e por um período razoável de tempo”, destaca Wilson Pollara, secretário municipal da saúde.

Como garantir a vacina

Para receber a vacina, o usuário deverá comparecer à UBS com documento de identificação e, se possível, o cartão SUS e de vacinas. O atendimento será realizado levando em conta a capacidade operacional de cada unidade. Caso a procurar seja muito maior que a esperada, haverá distribuição de senha.

Cabe lembrar que a chamada dose padrão é aplicada apenas em casos específicos, como viajantes internacionais, crianças entre nove meses e dois anos, pessoas com condições clínicas especiais e gestantes. Nas demais situações, é ministrada a dose fracionada, que tem a mesma eficácia da dose padrão e protege por, ao menos, oito anos.

Para checar qual a UBS mais próxima de sua casa, basta consultar o Busca Saúde e fazer a busca por endereço. No mapa, irá aparecer a unidade, com endereço, telefone e horário de funcionamento.

  • Leia também: