Fim de ano é o período em que as pessoas ficam mais irritadas, apontam pesquisas

Por: Keila Baraçal
Divulgação
Alguns motivos de estresse: gasto de dinheiro e balanço do ano

Análises feitas pelo International Stress Management  Association (ISMA – BR) indicam que, durante o mês de dezembro, o nível de estresse  é elevado em 75%, se comparado aos outros meses do ano.

Também um estudo desenvolvido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) identificou que pacientes internados na UTI – no período de fim de ano – com doenças no fígado, coração e pulmão e estômago consideram dezembro como o mês mais estressante do ano.

São variados os motivos: entre eles, entram os preparativos para as festas de fim de ano, o balanço dos últimos 12 meses, as reuniões familiares e os gastos sem moderação. Leia a matéria na íntegra, publicada no jornal O Globo.

Compartilhe:

1
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
2
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
3
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
4
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
5
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
6
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
7
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
8
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …