Fim do resfriado? Cientistas criam remédio que pode ser esperança

Por: Redação | Comunicar erro

Estudos em laboratório testam a eficácia de um remédio criado para combater resfriados. A medicação tem como alvo o hospedeiro infectado e não o vírus em si. Isso tem uma explicação. É que o resfriado comum é causado por uma família de vírus com centenas de variantes, tornando quase impossível tornar-se imune ou vacinar contra todos eles. Além disso, os vírus evoluem rapidamente, o que significa que eles podem rapidamente ganhar resistência a drogas.

Por essas razões, a maioria dos remédios para resfriado se baseia no tratamento dos sintomas da infecção – como nariz escorrendo, dor de garganta e febre – ao invés de combater o próprio vírus.

Crédito: Getty Images/iStockphotoRemédio combate o vírus e não apenas os sintomas

Os cientistas do Imperial College, em Londres, estão confiantes com o novo tratamento, pois ao utilizarem a substância em células pulmonares, eles observaram efeito em minutos. A droga foi capaz de bloquear uma enzima que faz com que o vírus se reproduza. A previsão para o início dos testes em humanos é de cerca de dois anos.

A ideia do estudo é utilizar esse tratamento logo que a pessoa apresentar sinais de resfriado. Os cientistas acreditam que assim impediria o vírus de se replicar e se espalhar, minando a força do resfriado.

“O resfriado comum é um inconveniente para a maioria de nós, mas pode causar sérias complicações em pessoas com condições como asma e fibrose cística, por exemplo”, disse o pesquisador-chefe, Ed Tate, do Departamento de Química do Imperial College.

Os cientistas estão agora trabalhando para fazer uma versão que possa ser inalada, para que chegue aos pulmões rapidamente, sem efeitos colaterais.

Leia também:

Compartilhe:

1 / 8
1
05:46
Os melhores tipos de música que ajudam na gravidez
A partir do sexto mês de gestação, a criança já tem audição definida. Quais são os estímulos e efeitos que as …
2
03:26
Frota reconhece uso de ‘fake news’ na eleição de Bolsonaro
Na última edição do Roda Viva, da TV Cultura, o deputado federal Alexandre Frota (PSL) revelou que sabia sobre o …
3
04:24
Jatinhos: Bolsonaro ataca Huck, mas não fala nada de Hang
Após receber críticas de Luciano Hulk, o presidente Jair Bolsonaro resolveu mostrar o financiamento que o apresentador  recebeu do BNDES …
4
04:15
Bolsonaro recuará na indicação de Eduardo para embaixada ?
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) admite, pela primeira vez, que existe a possibilidade dele não indicar seu filho, o deputado …
5
02:29
Sequestro na Ponte Rio-Niterói termina após mais de três horas
Um homem armado entrou em um ônibus e manteve 37 reféns no início desta terça-feira, 20, na Ponte Rio-Niterói, via …
6
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
7
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
8
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …