Fortalecer a flora intestinal pode ajudar na defesa contra o câncer

Cientistas acreditam que um coquetel probiótico poderia assegurar o equilíbrio dessa microbiota, favorecendo o tratamento contra a doença

Por: Redação

Uma densa camada de muco separa a superfície do cólon dos trilhões de bactérias que residem em seu interior. Não cuidar dessa população da flora intestinal abre caminho para o desenvolvimento do câncer. O contrário também é observado. Pacientes submetidos à imunoterapia com a microbiota em equilíbrio tendem a responder melhor ao tratamento contra a doença.

A descoberta publicada na revista internacional Neoploasia foi feita a partir da análise da microbiota de 39 pacientes com melanoma, um tipo de câncer de pele. Todos eram tratados com imunoterapia.

ilustração da flora intestinal
Crédito: Jamesbenet/istockEstudos vêem relação entre a flora intestinal e o câncer

Os voluntários que responderam bem ao tratamento tinham um número maior de três bactérias no intestino: Bacteroides thetaiotaomicron, Faecalibacterium prausnitzii e Holdemania filiformis.

Os cientistas acreditam que um coquetel probiótico poderia assegurar o equilíbrio dessa microbiota, o que ajudaria a evitar o crescimento excessivo de microorganismos patogênicos e a produção de substâncias cancerígenas, aumentando as chances de respostas positivas ao tratamento.

Câncer e microbiota intestinal

Esse não é o único estudo que vê ligação entre a microbiota intestinal e tumores. Pesquisadores da Universidade de Virgínia Cancer Center, nos Estados Unidos, observaram que quando há um desequilíbrio de bactérias, o risco da pessoa desenvolver câncer de mama é maior. A descoberta foi publicada na revista especializada Cancer Research.

Nesse experimento, os cientistas forneceram um coquetel de antibióticos em ratos com câncer de mama para que sua microbiota intestinal fosse alterada. Ao analisar os efeitos, eles notaram que a o desequilíbrio provocado pelos remédios contribuiu para o crescimento e a maior propagação do tumor no corpo dos animais.

Essa relação entre a microbiota e o câncer tem sido amplamente estudada e a descobertas podem ajudar na construção de estratégias de combate aos tumores mais certeiras.

Compartilhe:

1
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
2
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
3
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
4
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
5
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
6
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
7
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
8
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …