Higiene do bebê: o que você precisa saber sobre a hora do banho

Por: Sikana | Comunicar erro
O contato direto com a pele dos pais ajuda o bebê a relaxar e pode aliviar crises de choro e cólica.

Para Tadeu, dar banho no seu filho, Maui, de apenas dois meses, pode ser encarado um momento de conexão. Quando se cultiva uma intensa e profunda relação de intimidade. “Eu gosto de tá lidando com ele em momentos que não necessariamente, precisa ser mãe. Justamente pra construir essa relação, que o pai ele não sabe quem é. Tem que construir, na hora trocar fralda, na hora de salvar do berço que ele tá chorando e na hora de dar banho, que é a hora dele ficar limpinho, cheirosinho”.

Entre os aprendizados adquiridos na convivência, Tadeu chama atenção para cuidados indispensáveis na hora do banho do bebê como por exemplo, a troca de calor com o ambiente, temperatura da água e técnicas de limpeza. “Tem que ser divertido. Se não for, faz outra coisa até ser divertido. É um momento gostoso que ele ri. Tem a troca de amor com toda família, com o papai, o irmão mais velho. Quando dou banho nele é o momento mais divertido do dia pra mim”.

Saúde do bebê e da família 

Criado para o desenvolvimento de uma relação mais íntima e profunda com recém-nascidos, o programa “Higiene e cuidado do bebê” foi pensado em parceria com o Saúde Criança, uma associação de profissionais da saúde infantil e da psicologia relacionada às relações familiares, para auxiliar no desenvolvimento de uma relação mais íntima e profunda com os bebês, entendendo que através de um gesto de carinho é possível promover uma grande transformação.

A partir de uma série de 22 vídeos, este programa une conhecimentos de especialistas ligados ao tema e de famílias que estão vivenciando os desafios da primeira infância, apresentando conhecimentos práticos e afetivos, com o objetivo de orientar não apenas mães e gestantes, como também pais e cuidadores a promoverem uma saúde integral para os bebês.

Sikana & Catraca Livre

A Sikana, plataforma e agência de criação de conteúdos de impacto sócio-ambiental, une forças com a Catraca Livre  na missão de empoderar seus públicos com conhecimento em acesso livre.

No total, serão compartilhados mais de 1200 vídeos sobre temas como agricultura em pequena escala, saúde, alimentação, energia e esporte.

1 / 8
1
03:53
Decisão da Anvisa deve liberar a maconha medicinal no país
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou duas propostas que podem liberar a maconha para fins medicinais e científicos …
2
02:51
O que é o projeto Cuide-se
Em parceria com a ONG Horas da Vida, o Catraca Livre produz vídeos com especialistas para dar dicas de saúde. No …
3
02:18
Vacina contra a gripe é liberada para toda a população
O Ministério da Saúde estendeu a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população enquanto durarem estoques dos …
4
05:00
Quais os sintomas que a maconha pode trazer?
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os sintomas que o uso de …
5
03:19
Natureza contra a depressão
A depressão é uma das doenças mais comuns do mundo moderno em grandes cidades e a falta de contato com …
6
02:42
Reconheça facilmente os níveis da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os principais sinais da ansiedade. Esse vídeo …
7
03:20
Saiba o que é a doença “Pescoço de Texto”
Juliana Santos, Terapeuta Manual de dores crônicas e agudas fala sobre a doença de Pescoço de Texto. Esse vídeo faz parte …
8
05:29
Sinais de que o bebê vai nascer
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …