Higiene natural: conheça a técnica que dispensa fraldas do bebê

Deixar seu bebê sem fraldas é sinônimo de xixi para todo lado? Pois saiba que tem pais que aderem à prática da higiene natural, cada vez mais popular. Ela dispensa o uso de fraldas e estimula os cuidadores a estarem atentos aos sinais de que a criança vai fazer xixi ou cocô para, então, a levarem até o penico. Não se trata de um método impossível, mas ele é cercado de pontos importantes, conforme sinalizou a matéria do portal Bebê.

De acordo com a psicóloga Adriana Nabahan Braga, esse método é muito usado na Ásia e na África e deve começar a ser aplicado em bebês de até 3 meses. Mas, o primeiro passo, é aprender a ler os sinais do comportamento do seu filho indicativos de que precisa eliminar algo, que incluem: ficar com o rosto vermelho, olhar fixamente para algum lugar, juntar as perninhas na direção da barriga e manter a rigidez corporal.

Quem adere à prática conta que, além de gerar economia com o gasto de fraldas e ser mais seguro para o planeta, ela evita assaduras e fortalece o vínculo entre pais e filhos, já que os adultos passam a estar mais atentos às expressões e sensações dos pequenos.

Prática exige dedicação e disponibilidade dos cuidadores

Contudo, se, por um lado, é preciso ter paciência e disponibilidade para aplicar a rotina, por outro, não há comprovações científicas de que a higiene natural seja segura. Além disso, nessa idade, o bebê não está pronto para controlar suas funções fisiológicas. O pediatra José Paulo Vasconcellos Ferreira, ouvido pela matéria, diz que a criança “deve passar por várias etapas no desenvolvimento para adquirir essa habilidade”.

Nesse caso, não só o aspecto biológico é importante, mas também o psíquico. Por isso, antes de inserir a higiene natural na vida da criança, é preciso consultar o médico e buscar informações de fontes diversas, a fim de não forçar o amadurecimento do bebê e lembrando sempre que cada um tem seu tempo para conquistar autonomia e independência.

Leia mais:

Compartilhe:

1 / 8
1
02:18
Conheça o programa “É Melhor Prevenir”
Conheça a série  “Melhor Prevenir” da Catraca Livre para melhorar a qualidade de vida. Os videos ensinam a identificar sinais de …
2
02:37
Os principais sinais da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da USP, ensina sobre os principais sinais da depressão. Esse vídeo faz …
3
03:28
A receita do prazer sexual na gravidez
Claudio Basbaum, ginecologista e obstetra da maternidade São Luiz,  compartilha a receita do prazer sexual na gravidez.
4
05:29
Como o estresse interfere na saúde do bebê
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …
5
04:59
Como o sono ruim dificulta a perda de peso
Professor associado da Faculdade de Medicina da USP e cirurgião especializado em aparelho digestivo, Raul Cutait mostra nesse vídeo a …
6
01:52
Terapia da natureza: mais saúde para o corpo e para a mente
Já pensou em ir ao médico e ele lhe receitar levar o cachorro para passear, plantar flores, procurar conchas na …
7
03:37
Saiba como ter uma boa alimentação na gravidez
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, fala sobre a melhor alimentação durante a gravidez. Este vídeo faz parte da …
8
06:38
Sinais que revelam que uma criança está com câncer
Antônio Sérgio Petrilli, professor titular de Pediatria na Unifesp, mostra os principais sinais de que uma criança está com câncer. Petrilli …