Homens também precisam de mais atenção com a saúde

O Dia do Homem, 15 de julho, foi criado com o objetivo de chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde do homem.

Embora seja recomendado a homens e mulheres ir ao médico com freqüência para prevenção de doenças, segundo o Ministério da Saúde, muitos homens deixam de fazer o exame de próstata, por exemplo, mesmo sabendo que é feito para detectar câncer.

Ainda segundo o Ministério, uma das maiores influências para o homem ir ao médico é a sua esposa ou companheira. Por falta de informação, ou até mesmo por vergonha ou preconceito, muitos homens deixam de consultar um urologista.

Mas alguns órgãos promovem ações para incentivar a população masculina a mudar esses hábitos.

Manter-se informado é fundamental

No dia 27 de agosto de 2009, o governo brasileiro criou a Política Nacional de Saúde do Homem, com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso dos homens ao serviço de saúde.

O portal do Ministério da Saúde tem uma parte dedicada à saúde do homem, acesse.

A Bayer desenvolveu um site também voltado para o público do sexo masculino, o Bayer para Homens.

Consulte um médico

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) de São Paulo oferece uma lista de médicos urologistas registrados, consulte e encontre o mais próximo de você.

No site da SBU também é possível tirar dúvidas, acompanhar notícias relacionadas à saúde, e conhecer dicas para ter hábitos saudáveis.