CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Hong Kong tem 1ª morte por coronavírus; na China já são mais de 400

No total, o novo coronavírus já matou 427 pessoas e infectou 20.627.

Por: Redação

O governo de Hong Kong registrou a primeira morte em consequência do novo coronavírus. Segundo o governo local, um homem de 39 anos que havia contraído o vírus morreu nesta terça-feira, 4.

Esta é a segunda morte causada pelo vírus fora da China continental. O primeiro caso foi registrado nas Filipinas. No total, o novo coronavírus já matou 427 pessoas e infectou 20.627.

Coronavírus: Governo trará brasileiros que estão na China

De acordo com os jornais locais, o homem viajou em 21 de janeiro para a cidade chinesa de Wuhan, epicentro da epidemia, e retornou a Hong Kong dois dias depois. Atualmente, 15 pessoas foram diagnosticadas com vírus em Hong Kong, a maioria vindas de fora do território semi-autônomo..

pessoas no metrô da china
Crédito: JinaKphotoartistry/istockCasos já foram confirmados em 18 países

Nesta segunda-feira, 3, Hong Kong anunciou o fechamento de quase todas as passagens de fronteira terrestre para o continente chinês, numa tentativa de impedir a propagação do vírus

Casos fora da China continental

Fora da China continental, já foram confirmadas 185 infecções em 26 países e territórios.

Há 20 casos confirmados no Japão; 19 na Tailândia; 18 em Cingapura; 15 na Coreia do Sul; 15 em Hong Kong; 12 na Austrália e 11 nos Estados Unidos.

Chineses usam máscara para se proteger do coronavírus
Crédito: Tyrone Siu/Agência BrasilChineses usam máscara para se proteger do coronavírus

Taiwan e Alemanha têm 10 casos cada; Macau, 9; Malásia e Vietnã, 8 cada; França, 6; Emirados Árabes Unidos, 5, e Índia, 3.

O Canadá, a Itália, o Reino Unido, a Rússia e as Filipinas têm dois casos cada, ao passo que o Nepal, Camboja, Sri Lanka, a Finlândia, Suécia e Espanha têm um caso cada.

Emergência global

NA semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública internacional. Esse decreto é feito quando uma doença se alastra de maneira inesperada e supera as fronteiras do país em que se iniciou.

De acordo com a OMS, existem 82 casos confirmados em 18 países. Destes, apenas 7 não tinham histórico de viagens ao país asiático.

|Um mapa online reúne as informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para acompanhar, em tempo real, a evolução do coronavírus no mundo. Veja aqui.

Sintomas do novo coronavírus

O novo coronavírus faz parte de uma ampla família de vírus que pode causar desde um resfriado comum até problemas respiratórios que levam à morte.

ilustração mostra coronavírus no microscópio
Crédito: Naeblys/istockO novo coronavírus ataca o sistema respiratório e pode levar à morte

Há registros de casos assintomáticos. Mas a maior parte dos pacientes apresenta infecções das vias aéreas superiores (semelhante ao resfriado). Em casos mais graves, pode haver pneumonia e insuficiência respiratória aguda. Crianças, idosos e pacientes com baixa imunidade podem apresentar manifestações mais graves.

Tratamento

Não há um medicamento específico para tratar o novo coronavírus. Indica-se repouso e ingestão de líquidos, além de medidas para aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos. Nos casos de maior gravidade com pneumonia e insuficiência respiratória, suplemento de oxigênio e mesmo ventilação mecânica podem ser necessários.

Saiba mais sobre os sintomas e prevenção no link abaixo.

1
Coronavírus: bancos de sangue de SP estão baixos e pedem doações
Desde o Carnaval os estoques de sangue de São Paulo operam em sinal de alerta e a situação ficou ainda …
2
Coronavírus: informações importantes para você não entrar em pânico
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. O termo pode assustar, mas …
3
OMS declara pandemia de coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Mais de 109 países foram …
4
Aprenda a lavar as mãos corretamente para se proteger do coronavírus
A epidemia do coronavírus põe o mundo em alerta. Para se proteger contra o vírus, entretanto, basta um método básico …
5
Coronavírus: Brasil está pronto para lidar com a doença, diz ministro
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um …
6
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
7
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
8
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …