Últimas notícias:

Loading...

OMS muda orientação e tira restrição ao ibuprofeno em casos de coronavírus

Entidade consultou estudos e médicos de pacientes com Covid-19 e não encontrou relatos que justificassem a restrição

Por: Redação

Depois de desaconselhar o uso do ibuprofeno em casos de suspeita do novo coronavírus, a Organização Mundial da saúde (OMS) mudou a orientação e informou que não há conhecimento de relatos de efeitos negativos da substância e que, portanto, não há contraindicação.

A decisão foi tomada após a entidade consultar pesquisas científicas e médicos que tratam pacientes diagnosticados com a Covid-19.

A recomendação para não usar o medicamento nesses pacientes partiu inicialmente do ministro da Saúde francês, que publicou um alerta em seu Twitter. “Tomar medicamentos anti-inflamatórios (ibuprofeno, cortisona, …) pode ser um fator para agravar a infecção. Se tiver febre, tome paracetamol”, dizia a publicação.

Na terça-feira, 17, a OMS chegou a reforçar essa recomendação, orientando que os médicos que estudassem caso a caso e, quando possível,  prescrevessem o uso de paracetamol, que possui o mesmo efeito do ibuprofeno.

O que gerou essa confusão foi um artigo publicado na revista científica Lancet, que relacionou o agravamento da doença ao uso da substância. Porém, o estudo ainda é preliminar e seriam necessárias novas análises para comprovar o risco. Dessa maneira, a posição da OMS é que o ibuprofeno, assim como o paracetamol, pode ser usado contra a febre durante a pandemia.

Sintomas de coronavírus

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. A Covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Prevenção

Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Veja outras dicas:

-Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz;

-Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa;

-Usar lenço descartável para higiene nasal;

-Não compartilhar objetos de uso pessoal;

-Manter o ambiente ventilado.