Últimas notícias:

Loading...

Uma em cada 10 pessoas pode ser infecciosa para covid após dez dias

Segundo estudo, algumas pessoas mantiveram níveis elevados de SARS-COV-2 até 68 dias após o início da infecção

Por: Redação

Um estudo liderado pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, descobriu que uma em cada 10 pessoas ainda possui níveis relevantes de SARS-COV-2 após 10 dias da infecção, o que significa que ainda pode transmitir coronavírus.

A descoberta desmonta a tese de que após esse período uma pessoa já é considerada “curada”, sem vírus ativo, se não apresentar mais sintomas.

teste covid
Crédito: AlexRaths/istockEstudo descobre que uma em cada 10 pessoas pode ainda transmitir coronavírus após 10 dias

O estudo, que foi publicado no periódico International Journal of Infectious Diseases, usou um teste recém-adaptado que pode detectar se o vírus ainda estava potencialmente ativo. Para a análise foram usadas amostras de 176 pessoas que testaram positivo em testes padrão de PCR.

O que os pesquisadores descobriram foi que 13% das pessoas ainda exibiam níveis clinicamente relevantes de vírus após 10 dias, e portanto poderiam passar o vírus pra frente. Mas o que causou espanto foi que outras pessoas mantiveram esses níveis por até 68 dias.

Os autores defendem que este novo teste seja aplicado em ambientes onde as pessoas são vulneráveis, para impedir a propagação do covid-19.

A grande vantagem desse teste utilizado no estudo é que ele é capaz de verificar se o vírus está ativo ou não. Enquanto que o PCR convencional, embora eles possa dizer se alguém teve o vírus recentemente, não pode determinar se a pessoa é infecciosa.

No entanto, o teste usado no estudo dá um resultado positivo apenas quando o vírus está ativo e potencialmente transmissível.

Quarentena reduzida

Nesta semana, o Ministério da Saúde estabeleceu  novos protocolos de isolamento para quem positivou para covid-19. O tempo mínimo recomendada é de 5 dias. Veja como ficou a orientação:

Isolamento de 5 dias

A pessoa só poderá sair do isolamento nesse prazo se no fim do quinto dia:

– Não estiver com sintomas respiratórios nem febre há pelo menos 24 horas;

– Não tiver utilizado antitérmicos há pelo menos 24 horas;

– Testar negativo com exames de PCR ou antígeno;

Mesmo se a pessoa testar negativo, é indicado continuar adotando medidas adicionais, como trabalhar de casa se puder, usar máscara em locais com pessoas. Se o indivíduo testar positivo, é necessário manter o isolamento até o décimo dia.

covid
Crédito: Rovena Rosa/Agência BrasilMinistério da saúde reduziu o tempo de isolamento para pessoas com covid-19

Isolamento de 7 dias

Ao fim de 7 dias, é possível sair do isolamento sem teste se o paciente:

– Não estiver com sintomas respiratórios nem febre por pelo menos 24 horas;

– Não tiver tomado antitérmico há pelo menos 24 horas;

Se os sintomas respiratórios ou febre persistirem no sétimo dia, o indivíduo deve seguir outras orientações. Caso a pessoa teste negativo no sétimo dia, pode sair do isolamento, desde que o exame seja de PCR ou antígeno e desde que aguarde 24 horas sem sintomas respiratórios ou febre e sem uso de antitérmico.

Isolamento de 10 dias

Se o teste der positivo no sétimo dia, a pessoa deve manter o isolamento até o décimo dia. Para sair da quarentena no décimo dia é necessário:

– Estar sem sintomas respiratórios e sem febre por pelo menos 24 horas;

– Não ter utilizado antitérmico por pelo menos 24 horas.

Compartilhe: