CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Instituto de Psiquiatria convoca idosos com depressão para pesquisa

Voluntários vão testar técnica não invasiva de estimulação magnética transcraniana

Por: Redação

O Instituto de Psiquiatria (IPQ) do Hospital das Clínicas de São Paulo, da Faculdade de Medicina da USP, busca homens e mulheres com 60 anos ou mais, que apresentem diagnóstico de depressão para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa.

Os voluntários devem ter disponibilidade para comparecer ao IPQ por 20 dias úteis seguidos, e depois uma vez por semana, durante três meses. No estudo, será oferecido tratamento por meio de estimulação magnética transcraniana (EMT), técnica não invasiva, que utiliza campos magnéticos para estimular pequenas regiões do cérebro.

É necessário que os voluntários nunca tenham feito tratamento com EMT anteriormente. As inscrições para triagem deverão ser feitas pelo e-mail pesquisa.neuropsiquiatria@gmail.com.

Estimulação magnética transcraniana (EMT)

A EMT é uma técnica que, por meio de um campo magnético potente, similar ao de ressonância magnética, promove ativação de neurônios ou sistemas neuronais desativados em função de diferentes patologias, como a depressão, por exemplo.

O campo magnético, transmitido em forma de pulsos rápidos, atravessa o couro cabeludo e o crânio, precisamente na região em que se objetiva ativar. A técnica é uma das mais promissoras terapêuticas em psiquiatria da atualidade. Não é agressiva, não produz efeitos colaterais e é indolor.

Depressão em idosos

A depressão, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o “mal do século”, é uma das doenças mentais que mais atingem os idosos. No Brasil, são 11 milhões de pessoas vivendo com esse mal, sendo que pessoas na faixa etária entre 70 e 74 anos são as que lideram o ranking de diagnósticos.

homem idoso com a cabeça baixa em um local escuro
Crédito: KatarzynaBialasiewicz/istockA depressão é uma das doenças mentais que mais afetam os idosos

A maneira como a doença  se manifesta pode variar de acordo com a situação vivida pelo idoso. A aposentadoria não planejada, o processo de envelhecimento e a perda do companheiro são fatores que influenciam no quadro.

De acordo com a OMS, a depressão não costuma ser corretamente diagnosticada em nível de atenção primária. Mesmo quando reconhecida, os pacientes não recebem manejo adequado.

Sintomas da depressão

A depressão costuma ser caracterizada pela presença de humor predominantemente depressivo, com a diminuição da capacidade de sentir prazer ou alegria. Cansaço, fadiga, desinteresse e pensamentos pessimistas também fazem parte do quadro depressivo.

Em geral, esses sintomas são acompanhados de modificações no sono e no apetite, além da diminuição da memória e da capacidade de concentração.

Saiba mais sobre a depressão e os sintomas físicos e cognitivos.

Compartilhe:

1
Coronavírus: conheça novos sintomas que podem indicar que você está com covid-19
Se você acompanha o noticiário sobre o novo coronavírus com certeza já deve ter ouvido falar sobre os principais sintomas …
2
Depressão: tudo o que precisamos saber sobre a doença
Não se trata de frescura e nem de preguiça. Depressão é uma doença grave e incapacitante que atinge mais de …
3
Cloroquina vs coronavírus: o que a ciência diz sobre o uso do medicamento
Da noite pro dia a cloroquina que é usada principalmente no tratamento contra a malária e algumas doenças reumatológicas, se …
4
Barato: yoga online para você praticar em casa na quarentena
O que você tem feito para aliviar a pressão da quarentena? Você tem colocado o seu corpo em movimento?  Se …
5
4 dicas essenciais para você fazer home office na quarentena
Teve que transformar a sua casa em um ambiente de trabalho por conta da quarentena causada pelo coronavírus? Então, este …
6
Coronavírus: entenda o colapso do sistema de saúde e funerário do Equador
Quanto mais avança a contaminação pelo mundo, mais cenas trágicas e impactantes a pandemia de coronavírus acaba criando. Como é …
7
O que a ciência e o Ministério da Saúde pensam sobre o coronavírus
Este Giro Catraca Livre vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mergulhar num tema e tentar traduzir ele …
8
Estádios e centros de eventos viram hospitais temporários pelo país
Para aumentar a oferta de atendimento médico para os pacientes da covid-19, hospitais de campanha estão sendo construídos em estádios …