Instituto de Psiquiatria convoca idosos com depressão para pesquisa

Voluntários vão testar técnica não invasiva de estimulação magnética transcraniana

Por: Redação

O Instituto de Psiquiatria (IPQ) do Hospital das Clínicas de São Paulo, da Faculdade de Medicina da USP, busca homens e mulheres com 60 anos ou mais, que apresentem diagnóstico de depressão para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa.

Os voluntários devem ter disponibilidade para comparecer ao IPQ por 20 dias úteis seguidos, e depois uma vez por semana, durante três meses. No estudo, será oferecido tratamento por meio de estimulação magnética transcraniana (EMT), técnica não invasiva, que utiliza campos magnéticos para estimular pequenas regiões do cérebro.

É necessário que os voluntários nunca tenham feito tratamento com EMT anteriormente. As inscrições para triagem deverão ser feitas pelo e-mail pesquisa.neuropsiquiatria@gmail.com.

Estimulação magnética transcraniana (EMT)

A EMT é uma técnica que, por meio de um campo magnético potente, similar ao de ressonância magnética, promove ativação de neurônios ou sistemas neuronais desativados em função de diferentes patologias, como a depressão, por exemplo.

O campo magnético, transmitido em forma de pulsos rápidos, atravessa o couro cabeludo e o crânio, precisamente na região em que se objetiva ativar. A técnica é uma das mais promissoras terapêuticas em psiquiatria da atualidade. Não é agressiva, não produz efeitos colaterais e é indolor.

Depressão em idosos

A depressão, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o “mal do século”, é uma das doenças mentais que mais atingem os idosos. No Brasil, são 11 milhões de pessoas vivendo com esse mal, sendo que pessoas na faixa etária entre 70 e 74 anos são as que lideram o ranking de diagnósticos.

homem idoso com a cabeça baixa em um local escuro
Crédito: KatarzynaBialasiewicz/istockA depressão é uma das doenças mentais que mais afetam os idosos

A maneira como a doença  se manifesta pode variar de acordo com a situação vivida pelo idoso. A aposentadoria não planejada, o processo de envelhecimento e a perda do companheiro são fatores que influenciam no quadro.

De acordo com a OMS, a depressão não costuma ser corretamente diagnosticada em nível de atenção primária. Mesmo quando reconhecida, os pacientes não recebem manejo adequado.

Sintomas da depressão

A depressão costuma ser caracterizada pela presença de humor predominantemente depressivo, com a diminuição da capacidade de sentir prazer ou alegria. Cansaço, fadiga, desinteresse e pensamentos pessimistas também fazem parte do quadro depressivo.

Em geral, esses sintomas são acompanhados de modificações no sono e no apetite, além da diminuição da memória e da capacidade de concentração.

Saiba mais sobre a depressão e os sintomas físicos e cognitivos.


Imagem Carnaval Sem Assedio

Compartilhe:

1
Coronavírus: Brasil está pronto para lidar com a doença, diz ministro
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um …
2
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
3
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
4
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
5
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
6
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
7
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose.Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
8
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores.Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …