Irmãos retiram o estômago para evitar câncer

Os três foram submetidos à cirurgia após passarem por uma bateria de exames

Por: Redação | Comunicar erro
3 irmãos
Crédito: arquivo pessoalOs três agora levam uma vida praticamente normal

A descoberta de um gene cancerígeno levou três irmãos britânicos a uma decisão preventiva extrema: a retirada do estômago. A mãe e a irmã deles morreram prematuramente em decorrência de câncer no órgão.

Tahir Khan, de 44 anos, Sophia Ahmed, de 39 anos, e Omar Khan, de 27 anos, foram submetidos à cirurgia após passarem por uma bateria de exames no hospital da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. O processo todo de triagem e testes nos irmãos levou de cerca de 12 meses a três anos.

Agora, a comida que eles ingerem vai para uma “pequena bolsa” que conecta o esôfago ao intestino.

“Foi uma decisão muito difícil para mim, mas foi a melhor que já tomei. Ainda posso comer o que eu quiser – hambúrgueres, bifes – a única coisa que sinto é cansaço e suor frio, mas ainda estou respirando e sou muito grato por isso”, disse Omar em entrevista a BBC.

Os irmãos contam que agora levam uma vida praticamente normal. Após a cirurgia, Sophia já engravidou e teve uma gestação sem complicações. “Ainda posso comer e fazer tudo, a única questão é controlar meu peso e minhas deficiências de vitamina, mas em comparação com ter câncer de estômago e poucos anos de vida, não posso reclamar”, contou.

A quarta irmã deles, Tracy, foi a única a descobrir que não tinha o gene cancerígeno.

De acordo com o médico Marc Tischkowitz, especializado em genética médica, da Universidade de Cambridge, este é um tipo específico de câncer de estômago muito raro. “É um gene que os portadores podem ter a vida toda, e significa que eles correm risco de desenvolver câncer a qualquer momento”.

“Estima-se que apenas 3% a 10% dos casos de câncer estejam ligados a um gene defeituoso hereditário”, afirma Georgina Hill, da organização Cancer Research UK.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:18
Conheça o programa “É Melhor Prevenir”
Conheça a série  “Melhor Prevenir” da Catraca Livre para melhorar a qualidade de vida. Os videos ensinam a identificar sinais de …
2
02:37
Os principais sinais da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da USP, ensina sobre os principais sinais da depressão. Esse vídeo faz …
3
03:28
A receita do prazer sexual na gravidez
Claudio Basbaum, ginecologista e obstetra da maternidade São Luiz,  compartilha a receita do prazer sexual na gravidez.
4
05:29
Como o estresse interfere na saúde do bebê
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …
5
04:59
Como o sono ruim dificulta a perda de peso
Professor associado da Faculdade de Medicina da USP e cirurgião especializado em aparelho digestivo, Raul Cutait mostra nesse vídeo a …
6
01:52
Terapia da natureza: mais saúde para o corpo e para a mente
Já pensou em ir ao médico e ele lhe receitar levar o cachorro para passear, plantar flores, procurar conchas na …
7
03:37
Saiba como ter uma boa alimentação na gravidez
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, fala sobre a melhor alimentação durante a gravidez. Este vídeo faz parte da …
8
06:38
Sinais que revelam que uma criança está com câncer
Antônio Sérgio Petrilli, professor titular de Pediatria na Unifesp, mostra os principais sinais de que uma criança está com câncer. Petrilli …