Minas Gerais descarta caso suspeito de coronavírus

Paciente com suspeita tinha desembarcado recentemente em Belo Horizonte, vindo da China

Por: Redação

Após o Ministério da Saúde descartar coronavírus em território brasileiro, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que a paciente que estava internada em observação não se enquadra na definição de casos suspeitos.

A paciente em questão, uma brasileira de 35 anos, esteve na China recentemente e desembarcou em Belo Horizonte no último dia 18, apresentando sintomas respiratórios compatíveis com doença respiratória viral aguda.

Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus

No país asiático, o vírus se espalha em ritmo acelerado. Até o momento já são ao menos 17 mortes e mais de 600 casos confirmados.

ilustração de vírus no pulmão
Crédito: Dr_Microbe/istockPaciente que estava em observação em MG apresentava sintomas de doença respiratória viral aguda

A suspeita em Minas Gerais foi descartada após as autoridades de saúde do estado ter acesso nesta quinta-feira, 23, às orientações oficiais do Ministério da Saúde, por meio do Boletim Epidemiológico, onde constam os critérios de definição de casos suspeitos para o novo coronavírus.

Veja a nota da SES-MG na íntegra:

Em 21/01/2020, foi identificada na UPA Centro Sul de Belo Horizonte uma paciente, brasileira, de 35 anos, proveniente da China (esteve em Shangai) e que desembarcou em Belo Horizonte no dia 18/01, com sintomas respiratórios, compatíveis com doença respiratória viral aguda. Ela foi conduzida rapidamente para o Hospital Eduardo de Menezes (HEM) para observação cuidadosa em ambiente hospitalar. O HEM foi prontamente acionado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-MG) e CIEVS-BH e se organizou em poucos minutos para receber a paciente.

A notificação se deu porque a paciente esteve em um evento internacional na China, teve contato com pessoas de diversos locais do mundo, com vários dias de duração e apresentava sintomas respiratórios.

Quando a paciente procurou atendimento no município de Belo Horizonte, a SES-MG ainda não dispunha do protocolo do Ministério da Saúde, com orientações sobre esses casos.

Por medida de precaução, para evitar a disseminação de uma possível nova doença, ainda desconhecida, foi decidido pelo isolamento da paciente, foram coletadas amostras laboratoriais para fazer exames de vírus respiratórios e notificado como caso suspeito.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informa que teve acesso nesta quinta-feira (23/01) às orientações oficiais do Ministério da Saúde, por meio do Boletim Epidemiológico n. 04, onde constam os critérios de definição de casos suspeitos para o Novo Coronavírus.

Assim, a partir deste protocolo veiculado nesta quinta-feira, 23/01, o Estado de Minas Gerais irá adotar as recomendações do Ministério da Saúde e neste momento este caso não atende ao critério de caso suspeito para o Novo Coronavírus.

Paciente e exames

O estado clínico da paciente é estável e a alta hospitalar está sendo avaliada para monitoramento no domicílio.

Por fim, esclarecemos que a FUNED está realizando exames para Influenza e para outros vírus respiratórios, que já são os exames de protocolo, de rotina para todos os casos de síndrome respiratória.  A amostra da paciente já foi encaminhada para a Fiocruz, no Rio de Janeiro. A SES irá discutir e avaliar com o Ministério da Saúde e a Fiocruz se vai realizar ou não o exame para o Novo Coronavírus.


Imagem Carnaval Sem Assedio

Compartilhe:

1
Coronavírus: Brasil está pronto para lidar com a doença, diz ministro
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um …
2
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
3
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
4
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
5
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
6
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
7
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose.Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
8
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores.Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …