Monogamia em xeque: é possível ser fiel e feliz ao mesmo tempo?

Saiba como abordar com o seu parceiro(a) questão da atração por outras pessoas

Nossa sociedade vive um momento onde, cada vez mais, se discute sobre as diversas possibilidades de relacionamento. Reconhecer que existe o desejo por outras pessoas, fora dos próprios relacionamentos, é uma realidade que precisa ser discutida. Será que manter um relacionamento monogâmico está ultrapassado? É possível ser fiel ao parceiro e ser feliz?

Uma das alternativas ao relacionamento a dois é o poliamor, onde é possível ter muitas relações afetuosas e sexuais ao mesmo tempo.

Outra alternativa seria o relacionamento aberto. Nele, os casais se permitem estar com outros parceiros, sem que isso configure uma traição.

Há ainda quem prefira estar só e livre para se relacionar com quem quiser, sem se envolver afetivamente.

Construir um relacionamento sólido não é uma tarefa simples. Exige, mais que tudo, respeito pela individualidade. Foto: Pixabay
Construir um relacionamento sólido não é uma tarefa simples. Exige, mais que tudo, respeito pela individualidade. Foto: Pixabay

Uma das dificuldades em estar em um relacionamento exclusivo é a sensação de posse em relação ao parceiro. Precisamos entender que quando não nos percebermos como pessoas únicas, tentamos validar a relação acreditando ser uma extensão do parceiro. Acabamos nos perdendo de nós mesmos.

Nenhuma relação nasce pronta. Você deseja ter uma relação duradoura? Pense que não é simples construir um relacionamento sólido. A principal exigência para quem deseja viver essa experiência é ter respeito pela individualidade.

Construir um relacionamento sólido não é uma tarefa simples. Exige, mais que tudo, respeito pela individualidade. Mas o que vem a ser isso? Não se importar com o que o outro faz quando ambos não estão juntos? Passar por cima dos planos do casal para privilegiar.

Para respeitar a individualidade do parceiro precisamos começar a nos respeitar primeiro. Para a relação existir, é fundamental entender que não somos a metade do outro. É necessário estar inteiro para não se perder tentando agradar o outro ou esperando o mesmo do parceiro.

Continue lendo para saber dicas importantes de como manter seu relacionamento de forma duradoura e saudável.

Texto produzido por Célia Lima e publicado no Personare.

Em parceria com Personare