Mortes por gripe: Brasil tem 839 óbitos por influenza em 2018

Gestantes e crianças estão com a cobertura da vacina contra gripe abaixo dos 80%

A maioria dos casos de gripe foi registrada no estado de São Paulo
Créditos: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A maioria dos casos de gripe foi registrada no estado de São Paulo

O Brasil registou neste ano, até agora, 4.680 casos de influenza em todo o país, com 839 mortes, de acordo com o último boletim do Ministério da Saúde.  Um aumento de 194,4% no número de mortes por gripe em relação ao mesmo período de 2017.

Do total, 2.813 casos e 567 mortes foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2, foram registrados 991 casos e 140 óbitos. Além disso, foram 335 registros de influenza B, com 46 óbitos e os outros 541 de influenza A não subtipado, com 86 óbitos. O estado de São Paulo lidera no número de casos (1.702), seguido por Ceará (376), Paraná (432) e Goiás (378).

Apesar desse aumento, o Ministério da Saúde informa que conseguiu atingir a meta de vacinar 90% do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe. Isso representa 51,4 milhões de pessoas imunizadas. No entanto, gestantes e crianças continuam com a cobertura da vacina de gripe abaixo dos 80%.

“Temos que continuar avançando, principalmente em gestantes e crianças. Esses públicos ainda podem procurar um posto e vacinar contra a gripe. Lembrem-se que vacinar, é proteger”, destacou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

A vacina contra gripe é segura e é a intervenção mais importante para evitar casos graves e mortes pela doença. A vacina trivalente protege contra três cepas do vírus influenza. Para 2018, a Organização Mundial da Saúde definiu a composição da vacina com duas cepas de influenza A (H1N1 e H3N2) e uma linhagem de influenza B.

Sintomas de gripe H1N1

Sintomas de H1N1 são parecidos com os de gripe comum
Créditos: DmitryMo/istock
Sintomas de H1N1 são parecidos com os de gripe comum

Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são muito parecidos com os da gripe comum, mas podem ser um pouco mais graves e costumam incluir algumas complicações também. Veja:

-Febre alta
– Tosse
– Dor de cabeça
– Dores musculares
– Falta de ar
– Espirros
– Dor na garganta
– Fraqueza
– Coriza
– Congestão nasal
– Náuseas e vômitos
– Diarreia

As complicações decorrentes da gripe H1N1 são comuns em pessoas jovens, o que é bastante difícil de acontecer em casos de gripe comum.

A insuficiência respiratória é um sintoma frequente da gripe H1N1 que não é devidamente tratada. Em casos graves, ela pode levar o paciente à morte.

Para prevenir a gripe também é fundamental:

– A higienização frequente (lavagem) das mãos;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Manter os ambientes bem ventilados;
– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
– Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Mitos e verdades sobre H1N1, vírus que pode causar gripe