Novo coronavírus se comporta de maneira diferente em casos recentes na China

Novo comportamento indica que o vírus está sofrendo mutação à medida em que se espalha

Por: Redação

Nas últimas duas semanas, foram registrados 50 novos casos de infecções pelo novo coronavírus no nordeste da China, nas províncias de Jilin e Heilongjiang. O reaparecimento da doença chamou atenção dos médicos para um comportamento diferente do vírus. Eles observaram um tempo maior de incubação, além de sintomas um pouco diferentes, segundo o jornal The New York Times.

As manifestações da covid-19 nesses novos pacientes, segundo os médicos locais, são ligeiramente diferentes das que apresentavam os pacientes de Wuhan, no começo da epidemia. Não houve tanta febre, em compensação, os pacientes tiveram uma forte dor de garganta e mal-estar geral.

Os efeitos sobre os órgãos internos também foram diferentes. Os pacientes no nordeste pareceram sofrer piores danos nos pulmões, enquanto os pacientes em Wuhan sofreram danos em vários órgãos.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Além disso, os primeiros sintomas têm demorado mais para aparecer nesses novos casos. Em Wuhan, a doença se manifestava em no máximo duas semanas após a contaminação, mas, nas províncias afetadas agora, os sintomas estão demorando mais que isso, alertou o médico intensivista Qiu Haibo à emissora estatal CCTV.

coronavírus china
Crédito: Koonsiri Boonnak/istockCoronavírus tem se manifestado de maneira diferente em novos infectados na China

Segundo o especialista, por conta desse período mais longo de incubação do vírus, está sendo mais difícil a confirmação dos casos antes que eles se espalhem.  “Isso causa um problema, pois eles não apresentam sintomas. Então, quando eles se reúnem com suas famílias, eles não se importam com esse problema e vemos infecções de grupos familiares ”, disse Qiu.

Outro comportamento diferente observado é que os novos pacientes estão levando mais tempo para se recuperar da doença.

O médico disse que o vírus encontrado nas cidades do nordeste do país provavelmente foi importado do da Rússia, o que pode explicar as diferenças. Tanto Heilongjiang como Jilin fazem fronteira com a nação vizinha.

Compartilhe: