Número de mortos pelo coronavírus sobe para 25 na China

O total de pessoas infectadas já passa de 600; duas cidades estão em quarentena

Por: Redação

Subiu para 25 o número de mortes decorrentes do novo tipo de coronavírus na China. O total de pessoas afetadas já é superior a 600, de acordo com as autoridades locais.

Duas cidades chinesas estão atualmente em quarentena. Além da Wuhan, também foi isolada nesta quinta-feira, 23, o município de Huanggang, onde vivem 7,5 milhões de habitantes.

Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus

mulher com máscara na China
Crédito: BarnabyChambers/istockCoronavírus já infectou mais de 600 pessoas na China

Nessas duas cidades chinesas, os transportes públicos foram suspensos e os restaurantes, os cinemas e diversos espaços públicos foram fechados, de forma a evitar a propagação do vírus.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) emitiu o primeiro alerta da doença em 31 de dezembro de 2019, depois que as autoridades chinesas notificaram casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan.

Brasil

No Brasil, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que investiga um caso suspeito de coronavírus.

ilustração de vírus no pulmão
Crédito: Dr_Microbe/istockCaso suspeito de coronavírus está sendo investigado em Belo Horizonte

A paciente, uma brasileira de 35 anos, esteve na China recentemente e desembarcou em Belo Horizonte no último dia 18, apresentando sintomas respiratórios compatíveis com doença respiratória viral aguda.

“Tendo em vista o contexto epidemiológico atual do país onde a paciente esteve, foi considerada a hipótese de doença causada pelo novo Coronavírus, que é microorganismo de alerta sanitário internacional, considerando o potencial pandêmico com alto risco à vida e impacto assistencial”, informou a nota.

Apesar de não apresentar qualquer sinal indicativo de gravidade clínica, a paciente foi conduzida rapidamente para o hospital e está clinicamente estável.

O que são os coronavírus

Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem.

Além da China, já foram identificados casos nos Estados Unidos, Japão, Tailândia, Coreia do Sul.


Imagem Carnaval Sem Assedio
1
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
2
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
3
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
4
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
5
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
6
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose.Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
7
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores.Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
8
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo?Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …