Últimas notícias:

Loading...

OMS diz que há 348 casos suspeitos de hepatite aguda no mundo

Brasil tem pelo 16 casos em investigação em seis estados no momento

Por: Redação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou na terça-feira,10, que existem agora 348 casos prováveis ​​de hepatite aguda entre crianças em 20 países.

“Na última semana, houve importantes progressos com as investigações”, disse Philippa Easterbrook, investigadora do programa global de hepatite da OMS. “A hipótese mais forte continua a envolver um adenovírus”, completou.

hepatite
Crédito: Blueshot/istockCasos suspeitos de hepatite misteriosa já somam 348 no mundo

Atualmente, o Reino Unido lidera em casos com cerca de 163 e apenas seis países estão relatando mais de cinco casos. Os relatados, segundo a agência de saúde da ONU, são uma mistura de casos novos e históricos.

Situação no Brasil

No Brasil, o Ministério da Saúde atualizou de 7 para 16 as suspeitas de ‘hepatite misteriosa’ sob investigação. Os casos estão sendo analisados no Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina e Pernambuco.

A pasta orienta que qualquer suspeita seja notificada de imediato.

Causa desconhecida

A maioria das crianças com suspeita da doença tem menos de 10 anos e muitos têm menos de 5 anos. O que intriga é que as crianças não estão testando positivo para os vírus típicos da hepatite — A, B, C, D ou E.

hepstite
Crédito: IstockHepatite é caracterizada por inflamação no fígado

Embora a causa dos casos globais ainda seja desconhecida, os médicos descobriram que alguns dos pacientes com a doença misteriosa testaram positivo para um tipo específico de infecção por adenovírus: adenovírus 41F. E é pouco provável que seja apenas uma coincidência.

Esse vírus causa uma infecção comum em crianças, com sintomas respiratórios,  diarreia e vômito, porém não é conhecido por estar associado à hepatite, o que aumenta o mistério.

Sintomas para se atentar

Embora esses casos de inflamação do fígado sejam raros em crianças, é importante estar atento aos sinais.

Um sintoma clássico da hepatite é a icterícia, quando a pele ou do branco dos olhos ficam amarelados. Esse sinal foi observado em muitas das crianças afetadas, de acordo com a OMS.

Muitas também apresentaram sintomas gastrointestinais, incluindo dor abdominal, diarreia e vômitos.

Médicos alertam que é importante procurar atendimento urgente sempre que a criança mostrar sinais de dor intensa quando o abdômen é tocado. Geralmente, a sensibilidade abdominal é sentida na parte superior direita, que é onde o fígado está localizado.

Outros sintomas da hepatite podem incluir fadiga, perda de apetite, urina escura, fezes de cor clara e dor nas articulações.

Compartilhe:

Tags: #Doença