CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

OMS nomeia infecção por coronavírus de covid-19

O nome é um acrônimo do termo "doença por coronavírus" em inglês – CoronaVirus Deceased 2019

Por: Agência Brasil

A infecção provocada pelo novo coronavírus detectado na China passa a ter o nome oficial de covid-19. A decisão foi anunciada em Genebra, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no início de um encontro de especialistas internacionais. O nome é um acrônimo do termo “doença por coronavírus” em inglês – CoronaVirus Deceased 2019.

Na abertura do encontro, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, anunciou que dentro de um ano e meio poderá estar disponível uma vacina contra a doença.

Segundo ele, o novo vírus é “mais poderoso do que qualquer ataque terrorista” e defendeu a necessidade de utilizar “todas as armas disponíveis” para combatê-lo.

ilustração do vírus
Crédito: 4X-image/istockDoença causada pelo coronavírus é batizada de covid-19

Francisco George, especialista em saúde pública e antigo diretor-geral de Saúde, disse que este é o tempo da ciência e enfatizou a importância da troca de informação entre cientistas, investigadores e peritos em saúde pública.

Segundo um comunicado da OMS, os especialistas vão se basear na pesquisa dos tipos de coronavírus que provocaram a Síndrome Respiratória Aguda (Sars) e Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) para identificar lacunas e prioridades de investigação.

O objetivo é que haja coordenação na investigação para que se descubra a fonte exata do surto, que começou na cidade chinesa de Wuhan, bem como acelerar o desenvolvimento de uma vacina e de medicamentos específicos.

A OMS espera que deste fórum resulte uma agenda global de investigação sobre o novo coronavírus, com prioridades e projetos definidos.

Casos suspeitos no Brasil

O Brasil ainda não tem nenhum caso confirmado até o momento. O Ministério da Saúde informou que 8 pessoas estão sendo acompanhadas e são consideradas casos suspeitos. Desde o início do monitoramento, 33 suspeitas foram descartadas.

Como acontece a transmissão?

O novo coronavírus faz parte de uma ampla família de vírus que pode causar desde um resfriado comum até problemas respiratórios que levam à morte.

ilustração coronavírus
Crédito: Onurdongel/istockO coronavírus é transmitido pelas secreções respiratórias

O Covid-19 é transmitido pelas secreções respiratórias. Quando o indivíduo fala ou espirra, ele expele gotículas que contêm o coronavírus que podem passar para outras pessoas. O potencial de doenças respiratórias é muito grande porque a transmissão acontece pelo ar.

Como é definido um caso suspeito do novo coronavírus?
Um caso suspeito é definido quando o paciente possuir o critério clínico de febre acompanhada de sintomas respiratórios e atender uma das três situações: ter viajado nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas para a China ou ter tido contato próximo com um caso suspeito ou confirmado.

Saiba mais detalhes sobre a transmissibilidade do vírus, os sintomas e as formas de prevenção no link abaixo.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.