Últimas notícias:

Loading...

Onda misteriosa de hepatite em crianças no Reino Unido intriga médicos

Agência de saúde orienta que pais fiquem atentos aos sinais e busquem ajuda médica na suspeita da doença

Por: Redação

Um surto de hepatite atingiu pelo menos 74 crianças com menos de 10 anos no Reino Unido este ano. As autoridades de saúde iniciaram uma investigação para entender o que está motivando essa onda de infecção.

Foram registrados 49 casos na Inglaterra, 13 na Escócia e 12 no País de Gales e na Irlanda do Norte, todos ocorridos desde janeiro.

onda de hepatite
Crédito: Sudok1/istockAlgumas crianças com hepatite foram hospitalizadas

A resposta para a onda de infecções pode estar no adenovírus, uma família de vírus comuns que causam resfriados leves, vômitos e diarreia. Embora normalmente não causem hepatite, a doença é uma complicação rara conhecida do vírus.

Os adenovírus são comumente transmitidos de pessoa para pessoa e ao tocar superfícies contaminadas, bem como pela via respiratória.

Os chefes da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA) observam ainda que a covid e outras infecções também podem ser possíveis causas da doença inflamatória do fígado.

As autoridades enfatizaram, no entanto, que não há ‘nenhuma ligação’ com as vacinas contra a covid, pois nenhuma das crianças afetadas foi vacinada.

hepatite
Crédito: Rasi Bhadramani/istockA hepatite é uma inflamação do fígado que geralmente é causada por uma infecção viral

A UKHSA orientou que os pais fiquem atentos para os sinais de hepatite, que podem incluir urina escura, fezes de cor cinza pálida, coceira na pele e amarelecimento dos olhos e da pele.

Os sintomas também podem incluir dores musculares e articulares, febre, sensação de mal-estar e cansaço incomum o tempo todo.

Hepatite

A hepatite é uma inflamação do fígado que geralmente é causada por uma infecção viral ou dano hepático em consequência do consumo de álcool. Também pode ser causada pelo uso de alguns remédios e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Atualmente, existe vacina disponível contra o vírus.

Quando a hepatite é transmitida por um vírus, geralmente é causada pelo consumo de alimentos e bebidas contaminados com as fezes de uma pessoa infectada ou contato com sangue ou via sexual.

As hepatites virais são doenças silenciosas e graves, por isso a importância do diagnóstico precoce.

Compartilhe: