OPAS faz alerta sobre novos casos de febre amarela no Brasil

Em boletim sobre a febre amarela nas Américas, Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) lembra que o Brasil é "o único a reportar novos casos em janeiro"

Por: Redação | Comunicar erro

A crise de Febre Amarela, que se espalha pelo Brasil, ganhou destaque em um alerta internacional divulgado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O comunicado chama atenção para o número de casos registrados em humanos e em animais na região no último ano: o maior das últimas décadas.

Crédito: Getty Images/iStockphotoCampanhas de vacinação serão realizadas em fevereiro no Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia

Além do Brasil, o boletim cita outros seis países que também registraram casos na América Latina, como Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Peru e Suriname.

Ao citar a situação brasileira, a organização lembra que o país é “o único a reportar novos casos em janeiro desse ano”.

Febre amarela em números

Segundo a OPAS, só o Brasil registrou 777 casos confirmados, 261 mortes e 1659 casos em animais entre o segundo semestre de 2016 e junho de 2017.  A alta observada, destacou a OPAS, se deve tanto à uma população que não foi imunizada quanto às condições climáticas favoráveis à disseminação.

O estado com maior número de casos em animais foi São Paulo, com 322, diz a entidade. Casos em animais também foram reportados em Minas Gerais (32), Rio de Janeiro (3) e Mato Grosso (1). Confira a matéria completa no G1

Compartilhe:

Tags: #doenca
1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …