Últimas notícias:

Loading...

Paciente de 45 anos tem alta após 188 dias internado por covid-19

Ele desenvolveu diversas e sérias complicações como pneumonia, encefalite e insuficiência hepática, cardíaca e renal e foi vencendo cada uma delas

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Após ficar 188 dias internado por conta de complicações da covid-19, o paciente Luciano Turatto, de 45 anos, recebeu alta de um hospital de Curitibanos, no Oeste catarinense, na última terça-feira, 2.

O Hospital Regional Hélio Anjos Ortiz informou ao G1 que, desde o início da pandemia até janeiro deste ano, o caso de Luciano foi o mais longo contra a doença na unidade. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde, a média de permanência de pacientes com Covid-19 em UTIs em Santa Catarina se mantém em 14 dias.

Luciano Turatto testou positivo para covid-19 em julho de 2020. Os primeiros sintomas foram febre, cansaço, feridas pela boca e um pouco de diarreia. Antes mesmo do resultado do exame, em 18 de julho, o servidor público sentiu o quadro se agravar, e recorreu ao hospital, onde logo foi internado.

paciente covid-19
Crédito: Glaico de Liz Ronsani/ DivulgaçãoApós 188 dias de internação por covid-19, paciente de 45 anos tem alta em Santa Catarina

O médico que acompanhou o tratamento conta que o coronavírus afetou com gravidade os pulmões, o fígado, rins, coração e o cérebro. “O vírus atacou, praticamente, todos os órgãos do Luciano. Ele desenvolveu diversas e sérias complicações como pneumonia, encefalite e insuficiência hepática, cardíaca e renal e foi vencendo cada uma delas”, disse o médico Hélio Anjos Ortiz Junior.

Ao receber a alta hospitalar, familiares, amigos e equipe dos profissionais de saúde comemoraram a vitória do paciente. De cadeira de rodas, Luciano deixou a instituição e seguiu para casa, onde terá que reaprender a fazer coisas que eram comuns antes de adoecer, como falar e caminhar. Uma carreata acompanhou o trajeto em comemoração.