Pará confirma mais uma morte por suspeita de raiva humana

Estado informou ter 14 casos notificados de raiva humana

Por: Redação | Comunicar erro
Tags: #doenca
A suspeita é que vítimas tenham sido picadas por morcegos

A Secretaria de Saúde do Pará informou que uma criança que estava internada com suspeita de raiva morreu na tarde do dia 15 de maio no Hospital Regional de Breves, no Arquipélago do Marajó. A pasta informou ter notificado 14 casos de raiva humana no estado, incluindo sete mortes, com uma delas já confirmada laboratorialmente para a doença.

Até o momento, quatro pacientes seguem internados na Santa Casa, em Belém, dois no Hospital Regional de Breves, e um no Hospital Municipal de Breves. Todos apresentam quadro semelhante com sintomas como febre, dispneia, cefaleia, dor abdominal, convulsão e desorientação. A maioria dos pacientes está em estado grave.

De acordo com o governo estadual, coletas sorológicas foram realizadas em todos os pacientes e encaminhadas para o Instituto Pasteur, em São Paulo, referência no diagnóstico de raiva humana.

A secretaria informou que continua o trabalho de investigação e prevenção da raiva humana no município de Melgaço, no Arquipélago do Marajó. As ações se concentram na localidade de Rio Laguna, a cerca de 70 quilômetros de Melgaço, onde residem aproximadamente mil pessoas. Até o momento, foram vacinadas 500 pessoas.

Sobre a raiva

A raiva é uma doença infecciosa que afeta o sistema nervoso central de mamíferos. O principal transmissor da doença é o morcego hematófago da espécie desmodus rotundus, que ataca animais e também seres humanos.

Leia também:

Compartilhe:

1 / 8
1
04:00
Netflix: filmes e séries sobre sexo de uma forma bem divertida
O assunto de hoje é sexo, sendo tratado de forma leve para aprender e se divertir, através de filmes e …
2
03:45
Netflix: Os melhores filmes para você entender a depressão
Indicamos aqui dois filmes que falam sobre como lidar com as emoções e com a depressão: "Divertida Mente", animação de …
3
03:16
Whindersson Nunes dá lição ao falar sobre cirurgia no ânus
Whindersson Nunes voltou a ser assunto nas redes sociais. Desta vez, o motivo foi a cirurgia de emergência que realizou …
4
02:41
Ótimos filmes gratuitos ensinam a lidar com obesidade infantil
Obesidade infantil é uma doença séria. Hoje temos duas dicas de filmes sobre o tema : "Muito Além do Peso” e …
5
02:31
Saiba o que é e como se proteger da tuberculose
Uma reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra um salto nos casos de tuberculose no Brasil.  Só …
6
04:30
As descobertas médicas que surpreendem o mundo
“As Melhores Surpresas do Mundo” é o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. ——————————————————– DIREÇÃO: …
7
04:46
Os perigos do movimento antivacina
O político italiano e ativista antivacina, Massimiliano Fedriga, foi internado para se tratar de uma catapora. Seria engraçado, senão fosse …
8
02:44
O cachorro médico que ajuda crianças com câncer
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …