Paraisópolis tem cinco pessoas com coronavírus e uma possível morte

Mais de 100 mil pessoas vivem no local, sendo 25 mil do grupo de risco

A segunda maior favela do Brasil, Paraisópolis confirmou 5 casos de covid-19. Por ora, duas pessoas estão internadas no hospital do Campo Limpo. Há suspeita de que um sexto morador tenha falecido da doença.

Cinco casos de coronavírus são confirmados no local

Os moradores não estavam levando a pandemia muito a sério, até semana passada, segundo Elizandra Cerqueira, presidente da Associação de Mulheres de Paraisópolis. Ela disse à Marie Claire que “as pessoas estavam levando na brincadeira“. Ela que também faz parte do coletivo Mãos de Maria, disse que através de uma cartilha eles conseguiram orientar  os moradores sobre medidas de higiene e também fazer um mutirão, com pessoas que não estão no grupo de risco, para servir marmitas à população.

A notícia torna-se alarmante tendo em conta a escassez de infraestrutura básica na região e a enorme população. Paraisópolis tem hoje mais de 100 mil habitantes, sendo que cerca de 25 mil tem mais de 60 anos. Muita gente vive em condições precárias, em cima de córregos, sem comida na geladeira, não tem sequer sabão para higienizar as mãos, quem dirá álcool em gel. O isolamento então é impensável numa moradia simples em que vivem de 3 a 10 pessoas em um ou dois cômodos.



Coronavírus

O covid-19 foi descoberto em dezembro de 2019, quando apareceram os primeiros casos na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. No início, muitos dos pacientes infectados tinham alguma ligação com um grande mercado de frutos do mar e animais vivos da cidade chinesa. Mais tarde, um número crescente de pacientes que não tiveram exposição a mercados de animais também foram diagnosticados, indicando a disseminação de pessoa para pessoa. O novo coronavírus faz parte de uma ampla família de vírus que pode causar desde um resfriado comum até problemas respiratórios que levam à morte.

Coronavírus no Brasil

Nesta terça-feira, 24 os números de casos confirmados do novo coronavírus apontam 1891 pacientes com diagnóstico positivo para o covid-19 e 34 mortes. O maior número de casos ainda se concentra no Sudeste, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro Espírito Santos e Minas Gerais. Em seguida, vem a região Sul. Também há casos no DF, Pernambuco e Alagoas.

Sintomas do novo coronavírus

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. O covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Prevenção

Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Veja outras dicas:

  • Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz;
  • Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa;
  • Usar lenço descartável para higiene nasal;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Manter o ambiente ventilado;
  • Ao viajar para locais com circulação do vírus tomar cuidado para não entrar em contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos.

ilustração ensinando o jeito de lavar as mãos
Créditos: Catraca Livre

Acompanhe a página especial do BBB20 na Catraca Livre e fique por dentro de tudo que rola na casa mais vigiada do Brasil!