Pfizer diz que sua vacina contra covid-19 é 90% eficaz
Ainda não existe acordo entre a farmacêutica e o Brasil para o fornecimento de doses ao país
A farmacêutica Pfizer anunciou nesta segunda-feira, 9, que sua vacina experimental contra a covid-19, desenvolvida em parceria com a empresa de biotecnologia BioNTech, é 90% eficaz na prevenção da doença, segundo observado em estudos.
No total, 43.538 pessoas participaram dos ensaios clínicos. Nenhum voluntário manifestou reação grave, segundo as empresas, que planejam pedir autorização para uso emergencial da vacina nos Estados Unidos já no próximo mês.
A projeção das empresas é produzir cerca de 100 milhões ainda este ano. O Brasil ainda não possui acordo com a farmacêutica para receber doses da vacina, porém uma reunião entre autoridades brasileiras e representantes do laboratório está prevista para os próximos dias.
- Pressão alta: como identificar os sintomas e agir rapidamente
- Inverno em Nova York: programa oferece promoções em 800 atrações
- Veja como tirar a autorização eletrônica para entrar no Reino Unido
- Nova pesquisa sugere vínculo entre hepcidina e psoríase crônica
Em um comunicado, o presidente-executivo da Pfizer, Albert Bourla, disse que “hoje é um grande dia para a ciência e para a humanidade”. “Estamos atingindo este marco crucial em nosso programa de desenvolvimento de vacina em um momento em que o mundo mais precisa, com as taxas de infecção atingindo novos recordes, hospitais ficando superlotados e economias sofrendo para reabrir.”