Plantio de cannabis para fim medicinal deve ser liberado este ano

Com o crescimento do uso de cannabis para o tratamento de diversas doenças, Anvisa estuda modelos internacionais para aplicar com segurança no Brasil

Por: Redação | Comunicar erro
uma pessoa segurando uma folha da planta cannabis
Crédito: stevanovicigor/istockAnvisa estuda modelo de regulamentação da cannabis

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está no caminho da regulamentação do plantio e da produção de cannabis para uso medicinal no Brasil. De acordo com o diretor da agência, isso deve acontecer ainda neste ano. A cannabis sativa é a planta que dá origem à maconha.

Em entrevista exclusiva ao portal Sechat, o diretor de regulação sanitária Renato Porto, relator do tema na agência, afirma que equipes já estão fazendo levantamentos e estudando experiências internacionais, como a do Canadá, para chegar a um modelo aplicável por aqui.

“Estamos estudando. São muitas variáveis, a pauta é difícil. Essa pauta da legalização recreativa, por exemplo. Quando você confunde o tratamento com descriminalização, isso atrapalha”, disse Porto ao Sechat.

maconha

Em 2017, a cannabis sativa já havia sido incluída na lista brasileira de plantas medicinais da agência. Na prática, isso a formalizava como um componente possível em pedidos de registro de medicamentos e outras regulamentações.

“O canabidiol é um ativo de uma planta que tem mais de 480 ativos. (…) Por isso que o mundo inteiro a estuda há muito tempo. Bom, a partir disso nós chegamos a uma conclusão de que esse produto não deveria ser proibido no Brasil, porque até então ele estava proibido”, afirmou o diretor da Anvisa.

Leia a entrevista completa aqui.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
2
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
3
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
4
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …
5
04:12
Netflix: ‘The Family- Democracia Ameaçada’ revela grupo secreto
A minissérie "The Family: Democracia Ameaçada", que pode ser vista na Netflix, mostra questões que te farão pensar em uma …
6
02:29
Operação Lava Jato ignora repasse suspeito de Paulo Guedes
Uma reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que a Operação Lava Jato poupou o ministro da Economia, …
7
02:40
Partículas de queimadas são encontradas em água de chuva em SP
O fenômeno que atingiu São Paulo na última segunda-feira, 19, e transformou o dia em noite em diversas regiões do …
8
03:36
Nem os eleitores de Bolsonaro concordam com a indicação de Eduardo
Em meio às polêmicas que dão o tom nos primeiros oito meses do governo Bolsonaro, uma pesquisa recente mostra que …