Por que os homens perdem peso mais fácil do que as mulheres?

Por: Redação

Um estudo que comparou a perda de peso entre o sexo feminino e masculino após uma variedade de dietas comprovou que os homens perdem peso mais facilmente do que as mulheres.

Por que os homens perdem peso mais facilmente do que as mulheres? Da mesma forma que o ganho de peso é provocado por muitos fatores, o emagrecimento é influenciado por diferentes razões. Os motivos podem afetar homens e mulheres de formas diferentes.

Veja algumas das conclusões do estudo:

• Metabolismos diferentes

A taxa metabólica do homem é maior do que a das mulheres. Com um sistema de queima de energia maior do que a do sexo feminino, homens conseguem emagrecer mais facilmente apenas com exercícios físicos rotineiros, como lavar a louça, dirigir, subir escadas, etc.

• Quantidade de músculos

Os homens tendem a ter mais massa muscular do que as mulheres. Os órgãos com composição muscular queimam mais energia.

Além do mais, à medida que envelhecemos, a massa muscular é reduzida por cerca de oito por cento. O dado explica por que a capacidade das mulheres para perder peso é afetada pela idade.

• Os homens são menos propensos a ter uma relação emocional com a comida

Uma pesquisa comprovou que as mulheres são mais propensas a se consolarem com comida em momentos de tédio, nervosismo e frustração. O mau hábito influência diretamente no ganho de peso.

Como emagrecer

A taxa metabólica basal pode ser responsável por 70% do gasto energético do sexo feminino. O restante está sobre o controle das próprias mulheres, que, em casos de perdas de peso, devem ser supridas com a realização de atividades físicas.  Adicionar um exercício de fortalecimento muscular também ajuda no emagrecimento.

Leia a matéria, em inglês, completa. 

Compartilhe: