Publicar fotos com filtros pode indicar depressão, mostra estudo

Por: Redação | Comunicar erro

Nas redes sociais, a vida dos usuários parece perfeita. O Instagram é a principal que passa essa impressão, pois são publicadas apenas fotos de bons momentos, acompanhadas de legendas positivas.

No entanto, um estudo realizado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, comprova exatamente o contrário de uma vida perfeita. Compartilhar imagens com filtros e cores pode indicar que o usuário tem depressão.

Crédito: Getty Images/iStockphotoAcompanhar as páginas de outros usuários pode causar inveja e ressentimento

Segundo os cientistas, o uso do filtro Inkwell – que transforma fotos em preto e branco – e de tons azuis, cinzas ou cores escuras pode revelar indícios da doença. O aplicativo, então, pode ser uma das ferramentas para identificar pessoas que estão passando por problemas mentais.

Além disso, outra pesquisa, feita em duas universidades alemãs, mostrou que redes sociais podem gerar outros sentimentos negativos. Acompanhar as páginas de outros usuários pode causar inveja e ressentimento, principalmente ao ver fotos de férias das pessoas.

É importante, então, que os usuários prestem atenção nos motivos por trás de suas publicações e evitem o contato com as que trazem certo desconforto. Apesar disso, as redes sociais não são de todo o mal. Elas trouxeram muitos benefícios à sociedade como, por exemplo, a maior quantidade de informação.

Compartilhe:

1 / 8
1
01:33
Secreção vaginal: quais são os tipos e o que eles indicam
Ter secreção vaginal é normal? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala sobre quais os tipos de secreção vaginal e …
2
02:27
Escolhas que trazem longevidade
Se você pudesse escolher viver até os 100 anos, o que você faria? O Dr. João Paulo Nogueira, médico e fundador …
3
02:11
É importante tomar a vacina da hepatite?
O que é hepatite? e qual a importância em se vacinar contra esta doença? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador …
4
02:10
Como cuidar da saúde dos olhos
A saúde dos olhos depende de algum fator específico? A história de que comer cenoura faz bem para a visão, …
5
02:15
Os 3 níveis de estresse infantil
Quais são os níveis de estresses que uma criança pode ter? Como eles são classificados? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
6
06:25
O que você precisa saber sobre o HPV?
Quais os sinais que indicam o HPV? E como se prevenir deste vírus? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
7
03:04
O que fazer para ter uma boa velhice?
Quais hábitos podemos ter para chegarmos bem a terceira idade? O Dr. João Nogueira, médico e fundador do Horas da Vida, …
8
02:29
A relação da diabetes com a visão
Qual a relação da diabetes com a visão? Existe algum sintoma na região ocular que indica diabetes? O Dr. Julio Abucham, …