CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Relatos de morte de jovens por AVC podem ter relação com covid-19

Médicos têm observado um aumento de casos de jovens com idades entre 30 e 40 anos vítimas de acidentes vasculares cerebrais

Por: Redação

A suspeita da ligação entre coronavírus e casos de AVC (acidente vascular cerebral) tem preocupado médicos que atendem pacientes com covid-19. Há uma percepção cada vez maior de que o vírus Sars-Cov-2 cause alterações neurológicas, podendo provocar microcoágulos nos vasos sanguíneos.

Em uma reportagem publicada pelo jornal The Washington Post, médicos de um hospital de Nova York relatam um aumento de pacientes entre 30 e 40 anos, aparentemente saudáveis, que morreram de AVC. Posteriormente, esses pacientes tiveram seus testes positivados para covid-19.

A reportagem lembra que a média de idade dos pacientes que costumam apresentar derrames severos é 74 anos.

ilustração de AVC
Crédito: Mr.suphachai praserdumrongchai/istockMédicos têm observado pacientes jovens morrendo de AVC e suspeitam que essa seja uma consequência de covid-19

Os casos ocorridos em Nova York não são isolados. Um estudo chinês já havia levantado a relação entre o novo vírus e eventos de AVC. Além disso, médicos espanhóis também têm feito relatos semelhantes sobre seus pacientes.

O que tem-se observado é que o AVC que acomete esses pacientes é o tipo mais grave, o hemorrágico, quando há o extravasamento de sangue dentro do cérebro, que pode comprometer o movimento e a fala e, em muitos casos, levar à morte.



Terreno desconhecido

Embora os relatos desse tipo de caso não tenham um volume tão expressivo, eles reforçam o quão misteriosa é essa doença para a ciência. Desde que a epidemia começou na China, novos sintomas e manifestações do vírus têm sido descobertos a cada dia.

Se antes, acreditava-se que o novo coronavírus tinha como foco principal os pulmões, agora já se sabe que ele pode afetar quase todos os principais órgãos.

Os derrames nesses pacientes podem ser explicados por conta de problemas sanguíneos causados pela doença, que são responsáveis por formar coágulos no corpo.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.