Como desenvolver resiliência para enfrentar a quarentena

Em tempos de crises, ser resiliente é mais que sobreviver, é conseguir passar pela situação, aprender e se recuperar

Estamos passando por uma crise mundial provocada pela pandemia de covid-19, e todos estamos sofrendo em algum nível com o novo cenário e as consequências que vem se apresentando. Tivemos que mudar nossa rotina, são dúvidas e incertezas sobre o cenário pós-pandemia. Algumas pessoas podem recuar quando se deparam com situações complicadas ou desafiadoras, entretanto o ser humano é dotado de uma habilidade para lutar pela sua sobrevivência, que foi herdada de nossos ancestrais. Um elemento crucial em tempos modernos, chamado resiliência, capacidade esta que temos de forma natural em pequenas doses e que podemos desenvolver métodos e estratégias para aprimorá-la.

Em tempos de crises, ser resiliente é mais que sobreviver, é conseguir passar pela situação e aprender, se recuperando do ocorrido e retomando aos poucos a sua rotina anterior, deixando para trás o que já não mais importa e aprendendo a crescer, saindo fortalecido da crise.

Então, o que precisamos para nos tornarmos mais resilientes?

Para desenvolver mais habilidades de resiliência, precisamos estar atentos aos nossos pensamentos, emoções e comportamentos, e todos nós podemos prestar atenção e administrar melhor nossas ações.

Seguem algumas dicas:

Evitar pensamentos catastróficos e distorcidos

Quando enxergamos apenas os piores desfechos possíveis de maneira exacerbada, vendo o evento como muito grave, terrível e irremediável estamos catastrofizando a situação e estes pensamentos podem desencadear várias emoções negativas, sobrecarregando nossa mente e nos paralisando para as ações necessárias e a resolução de problemas.

Cuide da sua autoestima

Em momentos de crise, lembre-se de seus pontos fortes e de como você pode utilizar eles para se cuidar. Fortalecer a autoestima é ponto crucial para superar grandes desafios, autoestima ajuda a desenvolver a coragem, lembrando sempre que todos temos algumas imperfeições, entretanto, temos capacidades para administrar as situações difíceis, cada um no seu tempo e com seus recursos disponíveis.

Uma estratégia eficaz para desenvolver nossa resiliência e que auxilia a administrar nossos pensamentos e emoções é a flexibilidade psicológica.

Pessoas flexíveis, aproveitam momentos de crises para fortalecerem-se, podendo ver oportunidades de novos rumos a seguir, conseguem se adaptar com mais facilidade, enfrentando a crise de maneira satisfatória e podendo inclusive prosperar pós-crise.

Flexibilidade frente uma situação desafiadora é não precisar fugir ou lutar, é entender o que está acontecendo, aceitando coisas que não se pode mudar, sempre observando o que está sentindo e escolhendo agir de acordo com o que considera importante, é a capacidade de refletir e estabelecer formas para resolver os problemas que se apresentam.

Estabeleça metas

Pessoas resilientes são capazes de observar o cenário da crise de uma maneira realista e, então, estabelecer metas com soluções viáveis. Seja objetivo, crie etapas e visualize alguns desfechos possíveis e alcançáveis. Utilize a criatividade como recurso para estabelecer suas metas, coloque foco no que deseja realizar e faça seu plano de ação em etapas.

Portanto assuma o controle da situação, aproveite o momento para cuidar de você (física e emocionalmente), seja otimista fortalecendo sua autoestima. Não se cobre demasiadamente, evite catastrofizar. Lembre-se de que apesar da crise, a vida irá seguir seu fluxo e cabe a cada um encontrar maneiras de se adaptar ao novo cenário.

Texto escrito pelas psicólogas Gabriela Lumi e Karine Santos, do Flows Psicologia.