Rússia anuncia primeiros casos de gripe aviária H5N8 em humanos

Sete pessoas foram contaminadas em uma granja de aves e, segundo autoridades russas, elas "estão bem"

Na manhã deste sábado, 20, autoridades russas anunciaram que foi detectado o primeiro caso de transmissão da cepa H5N8 da gripe aviária para seres humanos e que já informaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre esta “importante descoberta”.

Gripe aviária
Créditos: ArtistGNDphotography/istock
Gripe aviária

“A informação sobre o primeiro caso registrado no mundo de transmissão da gripe aviária (H5N8) para o ser humano já havia sido enviada para a Organização Mundial da Saúde”, explicou Anna Popova, diretora da agência sanitária russa, a Rospotrebnadzor, acrescentando que as sete pessoas contaminadas em uma granja de aves “estão bem”.

A autoridade reiterou que o vírus ainda não está sendo transmitido entre pessoas. “Não está sendo transmitido de pessoa para pessoa, mas apenas o tempo irá dizer se futuras mutações poderão transpor essa barreira”, completou Anna Popova.

Enquanto isso…

Enquanto a Rússia alerta o mundo sobre um novo vírus que acaba de ser transmitido para o homem, a humanidade enfrenta duras consequências da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com dados da Johns Hopkins University, nos EUA, mais de 110 milhões de pessoas já se infectaram com a covid-19, e mais de 2,4 milhões foram a óbito. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking dos infectados, com mais de 10 milhões de casos confirmados, e o segundo no número de mortes: mais de 244 mil.