Últimas notícias:

Loading...

Rússia anuncia que sua segunda vacina é 100% eficaz contra covid

Produção em massa do imunizante está prevista para começar no próximo mês

Por: Redação
Ouça este conteúdo

O órgão de vigilância da saúde do consumidor da Rússia anunciou nesta terça-feira, 19, que os testes clínicos indicaram que a segunda vacina desenvolvida no país contra a covid-19, a EpiVacCorona, é 100% eficaz. A informação foi divulgada pela agência de notícias TASS.

Na última segunda-feira, 18, a vice-primeira-ministra russa Tatiana Golikova já havia informado que o país irá lançar a produção em massa da EpivacCorona em fevereiro.

vacina russa
Crédito: Turk_stock_photographer/istockRússia diz que sua segunda vacina é 100% eficaz contra covid-19

O imunizante, desenvolvido pelo Instituto de Vetores da Sibéria, começou a ser testado em voluntários em julho do ano passado. Os testes clínicos com essa vacina foram concluídos em 30 de setembro e, em 14 de outubro, ela recebeu o registro.

Em novembro, uma nova rodada de testes pós-registro foi realizada com voluntários com mais de 60 anos e com idades entre 18 e 60 anos.

Sputnik já é aplicada

A primeira vacina russa, a Sputnik V, que já está sendo aplicada em seu país de origem e também na Argentina,  demonstrou eficácia de 92% contra a covid-19. O governo do Paraná possui um acordo para a produção de doses dessa vacina, mas segue travado por questões burocráticas por parte dos russos.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devolveu o pedido de uso emergencial da Sputnik V ao laboratório responsável. Segundo a agência, faltaram os requisitos mínimos para que o pedido de uso emergencial pudesse ser analisado.

Compartilhe: