Últimas notícias:

Loading...

Rússia registra primeira vacina contra covid-19, anuncia Putin

Especialistas em saúde do mundo todo vêem com desconfiança e preocupação uma vacina avançar sem ter os resultados dos testes publicados

Por: Redação
Ouça este conteúdo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta terça-feira, 11, que o país registrou a primeira vacina contra o novo coronavírus. O anúncio foi feito em uma videoconferência com ministros. Segundo Putin, uma de suas filhas já tomou uma dose do imunizante.

A fórmula desenvolvida pelo Instituto Gamaleya em Moscou provoca uma imunidade duradoura e funciona “com bastante eficácia”, segundo o presidente. Porém, não foi publicado nenhum estudo ou dado científico sobre os testes realizados, o que tem provocado muita desconfiança da comunidade científica internacional.

russia registrará vacina
Crédito: Nevodka/istockVacina russa contra o novo coronavírus é registrada

De acordo com a relação de vacinas em desenvolvimento feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina russa está na fase 1 de testes, sem completar a segunda e a terceira etapa, fases primordiais para comprovar a segurança e eficácia de qualquer imunizante.

A vacina russa foi nomeada de Sputnik V, uma referência ao primeiro satélite orbital, lançado pela União Soviética em 1957 e que deu início à corrida espacial global.

O nome também evoca como o governo de Putin vê a corrida pela vacina. Ser o primeiro país na competição global por um imunizante contra o novo vírus é sinônimo de orgulho nacional.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Segundo informações de agências russas, a vacinação deve começar em outubro de forma gratuita para a população do país. Médicos e professores vão fazer parte do primeiro grupo a receber a vacina.

Compartilhe: