CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Senado vai debater maconha medicinal na próxima semana

Se for aprovada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH), a sugestão passa a tramitar como projeto de lei

Por: Redação

O uso da maconha para fins medicinais no Brasil será tema de uma audiência pública na próxima terça-feira, 9, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH). A informação foi adiantada pela assessoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) ao portal Sechat.

Vieira é autor do pedido de realização da audiência pública para discutir o projeto que estabelece regras para fiscalização, regulação e tributação da maconha para fins terapêuticos. Se for aprovada pela CDH, a sugestão passa a tramitar como projeto de lei.

plantação de maconha
Crédito: Skodonnell/istockUso de maconha será debatido no Senado

Na audiência, será debatida proposta de estabelecer um marco regulatório abrangente relativo à maconha medicinal e também a emissão de licenças de cultivo e manipulação de cânhamo industrial e de autorizações de produção de sementes.

O Sechat teve acesso com exclusividade à lista dos convidados para falar na audiência pública. Entre eles, está o diretor presidente William Dib, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o médico oncologista Drauzio Varella. Confira todos os nomes neste link.

Variedade de Cannabis

maconha
Crédito: Jenniferrutledgephotography/istockMaconha tem sido utilizada há anos com fins medicinais para tratar diversas doenças

Existem mais de mil variedades de Cannabis, com diferentes teores das substâncias canabidiol (CBD) e tetra-hidrocanabinol (THC). A droga é utilizada como analgésico, anti-inflamatório, anticâncer, estimulador de apetite, anticonvulsivante e antiemético (para o alívio de enjoos).

1
Atividades divertidas para entreter as crianças durante a pandemia de coronavírus
O isolamento social imposto pelo do novo coronavírus é um desafio para nós e para as crianças também. Com as …
2
Coronavírus: conheça novos sintomas que podem indicar que você está com covid-19
Se você acompanha o noticiário sobre o novo coronavírus com certeza já deve ter ouvido falar sobre os principais sintomas …
3
Depressão: tudo o que precisamos saber sobre a doença
Não se trata de frescura e nem de preguiça. Depressão é uma doença grave e incapacitante que atinge mais de …
4
Cloroquina vs coronavírus: o que a ciência diz sobre o uso do medicamento
Da noite pro dia a cloroquina que é usada principalmente no tratamento contra a malária e algumas doenças reumatológicas, se …
5
Barato: yoga online para você praticar em casa na quarentena
O que você tem feito para aliviar a pressão da quarentena? Você tem colocado o seu corpo em movimento?  Se …
6
4 dicas essenciais para você fazer home office na quarentena
Teve que transformar a sua casa em um ambiente de trabalho por conta da quarentena causada pelo coronavírus? Então, este …
7
Coronavírus: entenda o colapso do sistema de saúde e funerário do Equador
Quanto mais avança a contaminação pelo mundo, mais cenas trágicas e impactantes a pandemia de coronavírus acaba criando. Como é …
8
O que a ciência e o Ministério da Saúde pensam sobre o coronavírus
Este Giro Catraca Livre vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mergulhar num tema e tentar traduzir ele …