Sexo seguro entre elas: não é só homem que precisa de proteção

Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela

Por: Superela Comunicar erro

Quando falamos em sexo seguro, você provavelmente pensa em camisinha e uma relação homem e mulher, certo? Sim, é muito comum pensar que a proteção só precisa acontecer quando existe um risco de gravidez envolvido – daí a nossa dica de sempre ter uma camisinha na bolsa –, mas o sexo seguro entre mulheres também precisa ser um ponto de discussão.

Nas relações lésbicas, pode acontecer de a proteção ficar esquecida – afinal, não tem perigo nenhum duas mulheres engravidarem quando transam uma com a outra, né? Mas a questão vai muito além da gravidez. Tem tudo a ver com a saúde das mulheres envolvidas.

Segundo a nossa sexóloga Olívia Barbosa, existe a transmissão de doenças como herpes, verrugas genitais por HPV e tricomoníase sem o sexo seguro entre mulheres . “Além disso, é teoricamente possível também a transmissão de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como clamídia, gonorréia, sífilis e hepatite B”, disse ela.

Sexo seguro entre mulheres é importante, sim!

Olivia contou para a gente que existe um mito de que só o sexo com penetração envolvendo um pênis pode transmitir qualquer tipo de doença – e que entre as mulheres esse risco não existe. “Diversas mulheres lésbicas nem fazem o exame preventivo com um ginecologista porque acreditam que não estão se colocando em risco”, explica.

A gente volta sempre para a questão da falta de informação. Como o sexo lésbico é visto como fetiche masculino, e a vida sexual de casais homossexuais ainda é tratada como um tabu e algo errado, não existem campanhas preventivas que alertem as mulheres sobre essas questões – e que elas podem transmitir doenças entre si tanto quanto em um relacionamento homem-mulher.

Entra aí também um problema estrutural…

Continue lendo aqui: Sexo seguro entre elas: não é só homem que precisa de proteção.

  • Veja também:

Compartilhe:

Tags: #News #Sexo
1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …