SP tem primeiro caso suspeito de varíola do macaco; saiba os detalhes

Total de casos em investigação no país chega a sete; veja os sintomas da doença

A Secretaria da Saúde do estado de São Paulo está monitorando um caso suspeito de varíola do macaco na capital paulista. Trata-se de uma mulher de 26 anos, que está hospitalizada, mas passa bem, segundo o prefeito da cidade de São Paulo Ricardo Nunes. Esse é o primeiro em investigação no estado.

Pessoas próximas à paciente também estão sendo acompanhadas pela prefeitura para ter um mapeamento, caso o diagnóstico se confirme.

SP tem primeiro caso suspeito de varíola do macaco
Créditos: kontekbrothers/istock
SP tem primeiro caso suspeito de varíola do macaco

Com essa suspeita, já chegam a sete o número de casos em investigação no país. Sendo eles em Mato Grosso do Sul, no Ceará, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, e outros dois no estado de Rondônia. Nenhum ainda foi confirmado.

Varíola do macaco

A varíola do macaco (monkeypox) é endêmica em partes da África, mas desde o início de maio os casos começaram a ser detectados na Europa e nos EUA.

O que logo chamou a atenção é que muitos casos diagnosticados não tinham histórico de viagem internacional.

A doença basicamente é transmitida quando alguém tem contato próximo com uma pessoa infectada. O vírus tem algumas portas de entrada conhecidas; são elas: lesões na pele, olhos, nariz e boca.

Embora esteja sendo investigado, o vírus ainda não foi descrito como uma doença sexualmente transmissível. Porém, pode ser passado durante a relação sexual pela proximidade entre as pessoas e o contato com a pele.

Sintomas

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o período de incubação do vírus (intervalo desde a infecção até o início dos sintomas) da varíola do macaco é geralmente de 6 a 13 dias, mas pode variar de 5 a 21 dias.

Erupções na pele são sinais da doença
Créditos: reprodução/CDC/Who
Erupções na pele são sinais da doença

Os sintomas iniciais incluem febre alta, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, glândulas inchadas, calafrios e exaustão. Uma erupção geralmente aparece após alguns dias, começando no rosto e depois se espalhando para outras partes do corpo.