SP tem recorde histórico nas taxas de mortalidade materna

A Secretaria de Estado da Saúde relaciona o aumento à melhoria na notificação das mortes

Por: Redação Comunicar erro
mulher grávida
Crédito: gorodenkoff/istockHemorragia foi a principal causa de morte em SP

Um relatório feito pelo Ministério da Saúde e obtido pelo jornal Folha de S. Paulo revela que o estado de São Paulo registrou um recorde histórico nas taxas de mortalidade materna no ano de 2017.

De acordo com o levantamento, foram 60,6 mortes por 100 mil. Este é o maior índice já verificado no estado desde 1996, quando esses números começaram a ser registrados.

A coordenadora da saúde da mulher da Secretaria de Estado da Saúde, Marisa Ferreira da Silva Lima, argumenta que o aumento nas taxas de mortalidade está ligado à melhoria na notificação das mortes. Segundo ela, a taxa em 2018 teve queda e deve ficar em torno de 41,5 mortes pro 100 mil. No entanto, os dados ainda não estão consolidados.

Desde 2015, a hemorragia passou a representar a principal causa de morte materna no estado. Já no país, a maior causa foi hipertensão.

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …