CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Surto de sarampo: São Paulo inicia nova campanha de vacinação

Estado já soma nove mortes por sarampo e mais de seis mil casos de infecção; alvo da primeira fase da nova campanha são as crianças

Por: Redação

Diante do surto contínuo de sarampo em São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde anunciou uma nova campanha estadual de vacinação contra a doença, que começa na próxima segunda-feira, 7. O público-alvo são as crianças a partir de 6 meses e com menos de 5 anos.

O governo anunciou que as doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, estarão disponíveis em todos os postos até o dia 25 de outubro. O “Dia D” acontece no dia no sábado, 19, quando os postos de saúde estarão abertos para facilitar o acesso dos pais e responsáveis.

criança com manchas de sarampo nas costas
Estado de São Paulo retoma campanha da vacinação contra o sarampo na próxima segunda-feira

Os casos de infecções já passam de seis mil no estado. Na última quarta-feira, 2,  mais quatro novas mortes por sarampo foram confirmadas, totalizando nove. As vítimas não tinham histórico de vacinação.

Calendário vacinal

O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da tríplice viral aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. Neste ano, os bebês com menos de 12 meses também devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário.

A vacina é contraindicada para bebês com menos de 6 meses. A recomendação para os pais e responsáveis por crianças nessa faixa etária é evitar exposição a aglomerações, manter higienização adequada, ventilação adequada de ambientes, e sobretudo que procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal.

Outros públicos

mulher tomando vacina no braço
Crédito: Wilson Dias/Agência BrasilSegunda fase da campanha vai focar em jovens

A campanha também terá uma segunda fase, neste ano. Será focada em jovens de 20 a 29 anos e acontecerá entre os dias 18 e 30 de novembro, quando acontecerá outro “Dia D”. Esse grupo poderá receber a dose da tríplice ou da dupla viral (sarampo e rubéola), conforme a indicação do profissional de saúde.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.